em

Covid-19: Saiba o que ainda está proibido em Ponta Grossa

(Foto: Arquivo DC)

Desde março, como forma de prevenir o aumento dos contágios, a Prefeitura de Ponta Grossa realizou a interdição de parques, restrição de atividades e criação de regras. Foram mais de 80 decretos até agora. Na última semana, o Decreto Municipal 17.900/2020 reduziu significativamente as proibições.

Embora persistam as recomendações sobre cuidados que minimizam o risco de contágio, a população está em dúvida: o que ainda está proibido?

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o funcionamento dos cinemas continua proibido. O decreto ainda proíbe a circulação de pessoas sem máscaras em espaços públicos. Também há restrições em relação a eventos.

Eventos em recintos privados devem ter lotação máxima de 40% da capacidade total nos espaços para eventos e duração de até 2h30. A partir de 1º de novembro, a lotação máxima continua de até 40%, mas a duração pode ser de até 3 horas. Os eventos podem ocorrer, porém com uma série de normas, que incluem a listagem de todos os participantes, com nome, endereço e telefone para contatos.

Crianças

Em festas infantis, não deve ser usada a piscina de bolinhas. Os demais brinquedos estão liberados, desde que higienizados a cada uso e respeitando o distanciamento entre os convidados. A liberação dos brinquedos em praças públicas não ocorre, devido à impossibilidade de higienização constante. A entrada de crianças não é mais proibida em supermercados e nos shoppings, nem mesmo nos parquinhos das praças. Mas a prefeitura mantém a recomendação para que crianças não sejam expostas a ambientes de maior risco de contágio, uma vez que elas têm menor possibilidade de apresentar sintomas, mas maior chance de propagar o vírus.

Hospitais

Seguem proibidas as visitas de pessoas menores de 18 anos. Também não é permitia a entrada de acompanhantes – a não ser para pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos. Acompanhantes que estejam no grupo de risco ou com sintomas gripais não podem entrar. Visitantes no Pronto Atendimento só são autorizados mediante critério médico por escrito, e desde que o visitante não tenha sintomas gripais, nem esteja em grupo de risco.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.