em

Casos covid também passam a ser mantidos na UPA Central

Demanda para diferentes atendimentos foi alta nessa sexta-feira (Foto: Fábio Matavelli)

A Prefeitura de Ponta Grossa informou que a UPA Sant’Ana (UPA Central), criada para oferecer atendimento a pacientes que não tenham sintomas de covid-19, também tem pacientes sintomáticos para a doença.

A informação foi repassada pela assessoria de imprensa da FMS, após a reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais questionar o motivo da demora nos atendimentos gerais relatada por pessoas que buscaram atendimento na UPA Sant’Ana nos últimos dias.

“A FMS elucida que a UPA Sant’Ana não é uma unidade referenciada para atendimento de sintomático-respiratórios. Entretanto, possui o que chama fluxo de exceção para situações em que pacientes adentrem ao serviço e apresentem sintomas da doença covid-19. Nesses casos, o paciente é atendido e encaminhado para leito de isolamento, até que possa ser transferido por meio da central de regulação de leitos para as instituições referenciadas, nos casos em que o internamento se fizer necessário”, explica a fundação.

Ocorre que, diante da alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTIs nos hospitais da região, pode haver um maior tempo de espera pela liberação do leito na central de regulação que é coordenada pelo Estado, fazendo com que o paciente permaneça mais do que o esperado no serviço de urgência e emergência.

A FMS lembra que a UPA Sant’Ana é porta aberta para atendimento de diversas queixas, exceto sintomáticos respiratórios, os quais devem procurar as UBS e a UPA Santa Paula.

Demora

A UPA Sant’Ana foi inaugurada em 14 de março, para ser uma nova porta de entrada para atendimentos sem relação com covid-19. Angélica Gapsner esteve no local na tarde dessa sexta-feira (4), e relatou a demora no atendimento.

“Estou com meu sogro de 87 anos, que já teve covid há dois meses, e agora sente muita dor no peito. Estamos esperando há meia hora, mas disseram que ele não tem prioridade e não sabem dizer quando será atendido”, comentou. Ela disse que duas semanas atrás esteve no local com o filho, que não estava passando bem. “Ficamos mais de cinco horas esperando e, quando vi que ele melhorou um pouco sem atendimento, fomos embora”, contou.

UPA Santa Paula

A UPA Santa Paula encontra-se com lotação máxima, com mais de 10 pacientes intubados e outros utilizando auxílio de oxigenoterapia, mas ainda não há indicativo de fechamento da porta. Pacientes com sintomas de covid-19 devem procurar uma das quatro UBS destinadas a essa finalidade: Conrado Mansani, ao lado do Terminal Uvaranas; Ciro de Lima, ao lado do Terminal Oficinas; Romulo Pazzinato, ao lado do Terminal Nova Rússia; e Egon Roskamp, no Núcleo Santa Paula.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.