em

Casa da Memória será fechada para obras de restauro

A Casa da Memória, instalada na antiga Estação Paraná, imóvel histórico de Ponta Grossa, será temporariamente fechada para obras de restauro. A Fundação Municipal de Cultura confirmou que, para realização da recuperação estrutural do prédio, todo o acervo precisará ser transferido para imóvel alugado. O transporte, por exigir cuidados especiais, deve demorar todo o mês de junho.

O edifício, inaugurado em 1894, foi a primeira estação ferroviária de Ponta Grossa. Em 1995 passou por melhorias e se tornou sede da Casa da Memória, destinada à preservação do acervo histórico-documental de Ponta Grossa e região.

A agente cultural, Carla Scariotte, diz que a importância desse espaço museológico é, muitas vezes, subestimada. “A Casa da Memória está para Ponta Grossa, assim como o Museu Nacional para o Rio de Janeiro. Guardadas as devidas proporções, se houvesse um acidente aqui, perderíamos 200 anos de história. Fotos, negativos, jornais e documentos sobre o crescimento da cidade”, detalha, lembrando que a contribuição de imigrantes alemães, poloneses, italianos e ucranianos para a formação do município está toda registrada no acervo da casa.

 

Pesquisas

O espaço costuma ser mais frequentado por acadêmicos universitários e pesquisadores, muitos que vêm de outras cidades. Nas próximas semanas, a consulta ao acervo deve ser interrompida até que tudo esteja realocado em novo endereço, na rua Ermelino de Leão, 1333, Centro, próximo ao espaço da feirinha da Benjamin Constant. A licitação para o restauro ainda está em elaboração. A expectativa é que também seja contemplada recuperação da Maria Fumaça, monumento que fica ao lado do prédio.

Crédito: José Aldinan

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.