em

Caps 24 Horas deve ficar pronto neste semestre

A Prefeitura de Ponta Grossa retomou as obras do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool Drogas 24 Horas, no Bairro Uvaranas. O local já deveria estar pronto e em uso, mas a empresa contratada inicialmente, em 2015, executou apenas 2,17% da obra, obrigando à rescisão contratual ainda em 2016 e elaboração de nova licitação, cujo contrato foi efetivado em agosto do ano passado.

Com isso, o terreno o lado do Terminal de Ônibus de Uvaranas já possui um princípio de edificação. Conforme previsão contratual, a obra deve durar aproximadamente oito meses. Como os trabalhos tiveram início ainda no ano passado, a expectativa é que o local esteja pronto para uso ainda este ano, possivelmente ainda no primeiro semestre.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a atualização de alguns itens do projeto original, e o investimento é de pouco mais de R$ 1,3 milhão. O Caps 24 Horas será para atendimento de pessoas dependentes de álcool e outras drogas. No local haverá 10 leitos de acolhimento, que oferecerão retaguarda para pacientes já atendidos pelo serviço, e que estão com dificuldades na adesão ao tratamento (principalmente o medicamentoso).

O novo Caps permitirá o acolhimento dos pacientes em crise, podendo oferecer atendimento constante por até 15 dias em observação. O paciente poderá ser medicado, enquanto é assistido por uma equipe interdisciplinar. Esse Caps também poderá ser retaguarda das unidades hospitalares, garantindo internamento em unidade hospitalar de referência, para depois ser transferido para o Caps e permanecer por mais 15 dias, se for o caso.

 

Encaminhamento

A equipe técnica que presta serviço a esse público será responsável por definir, através do projeto terapêutico singular de cada paciente, se há necessidade de internamento ou não. Atualmente são atendidos aproximadamente 900 casos em todos os Caps de Ponta Grossa.

Os beneficiados com o atendimento 24 horas serão aqueles pacientes que necessitarem de um local protegido, para acompanhamento dos momentos de crise, quando antecedem surtos.Hoje o município conta com três Centros de Atenção Psicossocial: o Caps- AD (Álcool e Drogas), Caps-IJ (Infanto-Juvenil) e o CapsTM (Transtornos Mentais Severos).

Empreiteira aproveita os dias de sol para intensificar obras no novo Caps (Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.