em

Campanha de vacinação contra H1N1 começa nesta segunda-feira

Foto: Arquivo/DC

As vacinas contra o vírus da Influenza (H1N1) começam a ser aplicadas nos profissionais de saúde a partir desta segunda-feira (12) em Ponta Grossa. Este será o primeiro público a ser imunizado contra a doença, conforme informou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Em seguida, será a vez das crianças, de seis meses a cinco anos. As vacinas serão aplicadas por faixa etária. A meta será imunizar 160 mil pessoas pertencentes ao público-alvo da campanha EM Ponta Grossa.

“Faremos com que as vacinas sejam aplicadas nas unidades de saúde dos bairros para facilitar o acesso das mães com as crianças aos pontos de vacinação. É importante destacar que nesse momento os pais sejam conscientes da importância da vacina, justamente para diferenciar se a criança está com gripe ou coronavírus. A partir da imunização, não fica essa dúvida e facilita o atendimento à população”, alerta Manjabosco.

As vacinas também deverão ser agendadas, mas os pais que não conseguirem poderão fazer uma busca espontânea nas unidades de saúde, no período da tarde. A data para o início da aplicação das doses em crianças ainda não foi divulgada pelo município.

Com relação aos profissionais de educação, público-alvo que também faz parte da campanha, as doses devem começar a ser aplicadas a partir do dia 11 de maio.  

Doses

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, foram distribuídas 11.760 doses contra a gripe, das quais 2.030 serão voltadas para as crianças entre 6 meses e menores que dois anos. Outras 4.410 serão para crianças de dois anos a quatro anos.

Cerca de 1.420 serão para crianças com cinco anos de idade. O município ainda irá destinar 1.190 para gestantes e puérperas e 2.710 para trabalhadores de saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.