Menu
em

Campanha alerta para efeitos do ruído na saúde

O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído é celebrado no dia 25 de abril e tem o objetivo de conscientizar a população sobre os efeitos do ruído na saúde, qualidade de vida e meio ambiente. O impacto do ruído repetitivo pode gerar uma série de problemas na audição.

Estudos mostram que o ruído, juntamente com outros agentes causadores de estresse, está relacionado com mudanças físicas e psicológicas negativas nos seres humanos. Os indivíduos e as comunidades não mais aceitam o ruído como um efeito colateral da sociedade industrializada.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o ruído é a segunda causa de poluição ambiental, ficando atrás somente da poluição do ar. A exposição aos ruídos de diversas naturezas, em excesso e de forma contínua ao longo da vida, podem ocasionar danos não somente a saúde auditiva  mas também está relacionada ao desenvolvimento de uma série de doenças cardiovasculares, distúrbios do sono, pressão alta, estresse, irritabilidade, ansiedade, agressividade; afetando a capacidade de concentração, aprendizado, produtividade, descanso e interferindo, consequentemente, na qualidade de vida como um todo.

A poluição sonora é parte da vida diária que atinge toda a população, principalmente nas grandes metrópoles. Sensibilizar, conscientizar e educar é o ponto de partida para o combate e a implementação de medidas compensatórias nas esferas pública e privada.

"A prevenção e os cuidados, em especial, nas empresas, é a principal maneira de não ocorrer a perda auditiva induzida pelo ruído", aponta a fonoaudióloga Márcia Carneiro Bannach.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile