Menu
em

Câmara rejeita projeto que ‘restringe’ empreendimento na área rural

Foto: Divulgação/CMPG

Por maioria de votos, os parlamentares rejeitaram o Projeto de Lei 440/2023 que prevê ‘restrição’ de novos empreendimentos nas áreas rurais de Ponta Grossa. De acordo com a proposta, enviada pela Prefeitura e votada em regime de urgência na sessão desta quarta-feira (21), fica proibido o “parcelamento dos solos situados nas unidades de conservação”.

Leia mais: Comissões da Câmara: Cieslak assume Finanças, Orçamento e Fiscalização

O projeto atualiza a Lei 14.837, de novembro do ano passado e, segundo o Executivo, atende a um pedido do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan) seguindo indicações do Ministério Público e Instituto Água e Terra. Conforme o mapa anexado ao projeto, a área fica no Distrito de Itaiacoca.

A proposta “ofende o princípio da igualdade e isonomia e viola o direito da propriedade particular”, disse Izaías Salustiano (PL). “Um senhor que tem uma chácara não vai poder fazer um condomínio de chácaras”, exemplificou. Segundo ele, “a questão da APP [área de preservação permanente] e da APA (área de preservação ambiental)” já é atendida quando o empreendimento chega à Secretaria de Meio Ambiente. Caso o local não atenda aos requisitos, ele é reprovado. Julio Küller (MDB) lembrou que novos empreendimentos em Itaiacoca ajudam a promover o turismo.

O projeto foi rejeitado por 13 votos a 5.

Legislativo descarta abertura de nova CPP

Na mesma sessão, o presidente da Câmara, Filipe Chociai (PSD), anunciou que não irá atender ao pedido do ex-vereador Sargento Guiarone para reabertura de uma Comissão Parlamentar Processante (CPP) para cassar o mandato de Celso Cieslak (PRTB). Segundo ele, há fundamentos jurídicos que impedem a abertura do processo. O texto foi colocado em votação no plenário e aprovado pela maioria dos vereadores.

Em 2023, uma CPP com o mesmo propósito decidiu pela manutenção de Cieslak na Câmara.

Leia mais: Saiba quais linhas de ônibus em PG não terão mais cobradores

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile