em

Bueiros em más condições obrigam serviços emergenciais

Galeria no Jardim Canaã foi alvo de operação emergencial da Secretaria de Serviços Públicos. Foto: Divulgação

* Por Felipe Liedmann

O período chuvoso em Ponta Grossa deixou estragos em pelo menos dois bairros de Ponta Grossa. Seis residências entre vilas do Jardim Carvalho e do Órfãs foram afetadas no início da semana. De acordo com a defesa civil, em todos os casos os alagamentos causaram os danos. A situação demonstra a dificuldade em conter problemas no escoamento de bueiros pelo município.

Além das avarias que prejudicaram ao menos 24 pessoas nesta semana, há registros constantes de alagamentos em pontos de ruas e avenidas importantes da cidade. São casos da Visconde de Mauá (próximo ao Colégio Professor Colares), da Visconde de Taunay e da Anita Garibaldi, conforme relatos à reportagem.

Via assessoria, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) informou que estuda um novo projeto para que aconteça a manutenção preventiva das galerias de águas pluviais. “Antes disso, a SMSP necessitará resolver problemas emergenciais causados principalmente pelas fortes chuvas”, comunica a Secretaria.

As autoridades também reforçam a necessidade de atenção da população. “É importante destacar que o governo também necessita da conscientização de toda população quanto ao correto descarte de resíduos, para que isso não continue contribuindo com obstrução das caixas”.

Por fim, a Secretaria avisa que executa diariamente a troca de tampas e grelhas de bueiros. “Inclusive, algumas trocadas mais de uma vez em curto período. Isso ocorre principalmente pela imprudência e desatenção de condutores de veículos pesados”, conclui.

Mês chuvoso

De acordo com o Simepar, a previsão é que o tempo ‘carrancudo’ permaneça até a virada de janeiro para fevereiro, oscilando entre dias com chuvas mais intensas e outros com garoas. As temperaturas, no entanto, não devem cair. Até o dia 31 a mínima prevista é 17°C e a máxima para Ponta Grossa chega a 29°C.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.