em

Brasileiro Sub-19 de Basquete: base do NBPG é a 7ª melhor do país

Equipe Sub-19 do Novo Basquete Ponta Grossa pelo Campeonato Brasileiro 2021 no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação/JMS Produções

O Novo Basquete Ponta Grossa/Liga Desportiva (NBPG/LDPG) fechou a disputa da Fase Final do Campeonato Brasileiro Sub-19, no Rio de Janeiro. Dentre os 48 times que iniciaram a competição nacional e participaram de etapas anteriores, os ponta-grossenses conquistaram o 7° lugar.

Ao todo, 12 equipes estavam aptas para a disputa decisiva no ginásio do Tijuca (RJ). O NBPG/LDPG avançou depois de conquistar o título da Classificatória B. Para a fase final, os 12 classificados foram divididos em três grupos. Os ponta-grossenses enfrentaram Minas, Sport e Pinheiros na primeira fase.

Na estreia, a derrota até era esperada. Os garotos do Novo Basquete não suportaram a força do Pinheiros (SP), que venceu por 83 a 57. Na rodada seguinte, o Minas levou a melhor e ganhou por 72 a 53. A recuperação e classificação de Ponta Grossa veio no confronto decisivo com o Sport (PE). O time comandado pelo interino César Fabretti, que assumiu o lugar de Milos Alexander, quase aplicou placar centenário sobre os nordestinos: 99 a 64.

Nas quartas de final houve o reencontro com Minas. Desta vez as equipes travaram duelo mais apertado. No entanto, os mineiros levaram a melhor e avançaram para as semifinais com vitória por 65 a 58.

O revés não abalou a confiança ponta-grossense. O NBPG foi para a disputa do 7° lugar contra o Remo (PA) e derrotou o rival por 90 a 56.

“Foi o primeiro ano jogando o Campeonato Brasileiro de Clubes de base. Conseguimos estar entre os 12 melhores times do Brasil e levar o 7° lugar. Isso é uma conquista inédita para o basquete de base de Ponta Grossa. Orgulho demais desse time. Obrigado a quem acreditou em nosso projeto, parceiros, patrocinadores e amigos, pois sem eles não conseguiríamos fazer tudo isso”, resumiu o comandante.

Mesmo sem a continuidade da parceria entre NBPG e CCR Rodonorte em decorrência do término de contrato de concessão de rodovias no Paraná, as equipes de base de Ponta Grossa devem ser mantidas. Elas contam com suporte de outros patrocinadores e com auxílio de pais dos jogadores que integram os elencos.

Campeão

O Paulistano (SP) conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-19 de Basquete. A equipe derrotou o Pinheiros no clássico paulista por 58 a 51 e sagrou-se campeã do torneio organizado pela Confederação Brasileira. O Minas ficou com a terceira posição ao vencer o Tijuca (RJ) por 65 a 47 na disputa do bronze.

Na decisão, Vinícius Mogi terminou com 23 pontos, e Brunão teve 17 pontos e 17 rebotes, sendo o MVP da decisão. Pelo lado do Pinheiros, Tico fez 27 pontos, com cinco rebotes e três assistências. O MVP do Brasileiro Sub-19 foi Júlio Ramires.

A finalíssima do Brasileiro foi acompanhada presencialmente por Gustavo de Conti, técnico da Seleção Brasileira Masculina. Ao final da partida, ele participou da entrega das premiações individuais e da taça aos campeões do Paulistano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.