em

Brasileiro será no formato ‘bolha’ e PG é uma das sedes

NBPG é o atual campeão do Brasileiro de Basquete Masculino. Foto: CBB

O Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino de 2021 será disputado em sistema de ‘bolha’ – semelhante ao que ocorreu com a fase final da NBA nos Estados Unidos. A novidade foi aprovada pelos clubes e pretende dar mais segurança aos atletas e a todo o ecossistema do basquete diante da pandemia da covid-19. Serão quatro cidades. Uma delas é Ponta Grossa, que terá o Ginásio Borell du Vernay como sede.

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e os clubes demonstraram preocupação com o crescimento dos dados da covid-19 em praticamente todo o Brasil. A situação dificulta projeções sobre fevereiro de 2021, quando a disputa começa. Por isso, o formato ‘bolha’ foi colocado em pauta e aprovado.

De acordo com o regulamento estabelecido, as equipes das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia irão se enfrentar em jogos de turno e returno, numa mesma sede, sem mexer no formato da competição. Oitavas de final, quartas de final e o ‘Final Four’ terão sedes definidas futuramente.

A CBB antecipou em uma semana a estreia. Os duelos começam no dia 7 de fevereiro e têm previsão de encerramento em 30 de maio com a definição do campeão.

Ponta Grossa

A Conferência Hélio Rubens Garcia terá a Liga Desportiva de Ponta Grossa (LDPG) como sede entre 22 de fevereiro e 1º de março – datas que representam o primeiro turno da competição. Os confrontos entre as seis equipes da chave ocorrerão no Ginásio Borell du Vernay, no Centro de Ponta Grossa.

O Novo Basquete Ponta Grossa/Insituto CCR/Gazin/UniSecal (NBPG) é o atual campeão do Brasileiro e lutará pelo bicampeonato, mas não contará com o apoio da torcida nesta fase inicial por conta da pandemia.

Já o returno da mesma Conferência será na casa do AD Brusque, em Santa Catarina, entre 22 e 29 de março. Além de NBPG e Brusque, a chave terá ADRM/Maringá (PR), Londrina Basketball (PR), União Corinthians (RS) e Joinville Basquete (SC).

Demais sedes

A Conferência Gerson Victalino terá sede do turno em Goiânia (GO), com o Vila Nova/AEGB como anfitrião entre 7 e 14 de fevereiro. O returno será entre 7 e 14 de março, com o Botafogo (RJ) sendo o mandante das partidas.

Também estão neste grupo Basket Osasco (SP), Anápolis Vultures (GO), Basquete Blumenau (SC) e Black Star Joinville (SC).

De acordo com a CBB, todas as equipes inscritas deverão seguir os protocolos de Retorno ao Esporte estabelecidos pela entidade a fim de evitar o contágio e proliferação do coronavírus.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.