Menu
em

Bispo Dom Sergio suspende terapia e relata reações adversas

Bispo deve terminar tratamento atual para iniciar radioterapia em Curitiba

Foto do bispo Dom Sergio Arthur Braschi, durante primeira reunião geral do clero em 2022

Foto: Divulgação

O bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Braschi, precisou suspender mais uma vez a quimioterapia iniciada em novembro de 2021, para tratar nódulos na base da língua. Durante a primeira reunião geral do clero neste ano, ele falou a respeito do tratamento e das dificuldades relacionadas aos internamentos, necessários para a realização dos ciclos da terapia, que vinham acontecendo a cada três semanas. Segundo ele, as reações adversas são várias.

Bispo Dom Sergio

“Há ciclos em que são mais intensas, outros, menos sentidas pelo organismo. Atrasei o tratamento em função dessas reações e também da covid que acabei contraindo. Agora, apareceram manchas vermelhas pelo corpo, que coçam muito, e minha médica achou melhor suspender as sessões até que elas desapareçam. Até me internei, semana passada, na tentativa de iniciar o quinto ciclo, mas depois da especialista achar perigoso, desistimos”, explicou a aproximadamente cem pessoas, entre padres, religiosos, diáconos e seminaristas.

Dom Sergio revelou que será preciso aguardar para dar seguimento às sessões. “Vou fazer o quinto e o sexto ciclo, realizar exames para avaliar os efeitos no organismo e só aí iniciar a radioterapia, que pretendo fazer em Curitiba, pensando em prejudicar o menos possível a qualidade de vida”, informou Dom Sergio, que disse estar bem, sem dor, apresentando apenas uma leve fraqueza.

O bispo chegou a ministrar o sacramento da Crisma, no final de semana passado, em Guamiranga, e pensa em ir a Ivaí, neste domingo. “Quero ver se estarei bem para ir”.

Ucrânia

Dom Sergio esteve na Assembleia dos Bispos do Paraná, realizada de 13 a 15 deste mês, na Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, na Colônia Marcelino. Destacou o caráter diferenciado do encontro, neste início de ano, em especial pelo jantar típico e apresentação de danças ucranianas, e estreitamento da convivência entre os bispos da Igreja Católica Ucraniana e da Igreja Católica Latina. Os bispos foram orientados a divulgar e motivar a adesão de suas comunidades na campanha de doação de recursos no projeto humanitário pela Ucrânia.

África

O bispo citou os principais assuntos tratados na Assembleia, destacando a Missão Católica em Quebo, na África. “Conversamos sobre as dificuldades enfrentadas lá na diocese, que está vacante, principalmente, quanto a troca constante de missionários. Estamos refletindo sobre a escolha de um casal coordenador missionário e o envio de integrantes de uma congregação feminina religiosa de Maringá, que solicitou se utilizar da estrutura montada pelo Regional na Guiné, em um primeiro momento”, contou. Dom Sergio também lembrou a importância de o clero colaborar solidariamente na coleta da Quinta-Feira Santa, direcionada aos padres da Missão São Paulo VI. “É um gesto fraterno”. (Com assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile