Baixo nível de água no Lago de Olarias chama atenção em PG


Por Cícero Goytacaz
Lago de Olarias com o nível da água reduzido

Lago de Olarias amanheceu praticamente seco neste sábado (4). Foto: Matheus Dias/DC

Lago de Olarias com o nível da água reduzido
Lago de Olarias amanheceu praticamente seco neste sábado (4). Foto: Matheus Dias/DC

Quem visitar o Lago de Olarias neste sábado (4) poderá estranhar ao se deparar com o cenário: o lago 1 amanheceu com baixo nível de água. A situação, apesar de causar impacto, já estava prevista, conforme anunciado pela Prefeitura de Ponta Grossa nessa semana. A partir de segunda-feira (6) o lago passará por procedimentos de sondagem, que iniciará o processo de desassoreamento.

O desassoreamento é o processo de remoção de areia, lodo e outros sedimentos do lago, fundamental para evitar problemas maiores, como enchentes. Além disso, o desassoreamento do Lago de Olarias será fundamental para que, no futuro, os trabalhos para viabilizar o lago 2 tenham andamento. “O planejamento começou no ano passado, quando estávamos com problemas relacionados à obra do lago 2, fizemos um levantamento e descobrimos que havia um material de assoreamento de 70 mil m³, que precisaria ser retirado. Buscamos diversas formas de retirá-lo e encontramos uma solução caseira, junto à secretaria de Meio Ambiente e equipes próprias da Prefeitura, para entrarmos com um equipamento e fazer o desassoreamento”, explicou o secretário de Infraestrutura e Planejamento de Ponta Grossa, Luiz Henrique Honesko, à reportagem do Diário dos Campos.

“Nos próximos dias as pessoas vão começar a ver a redução do nível da água do lago, um possível odor da decomposição da matéria orgânica, que é um fenômeno totalmente natural quando tem a oxigenação. Isso em torno de uma semana vai estar restabelecido, porque finalizando a etapa das sondagens, estaremos fechando as comportas e o lago vai restabelecer seu nível original”, antecipou a secretária de Meio Ambiente, Carla Kristki.

Planejamento

Durante esta primeira etapa não haverá qualquer interferência no uso dos espaços do Lago de Olarias. Os trabalhos devem durar aproximadamente uma semana. A sondagem em si começa na segunda-feira (6), com recursos e equipamentos próprios do Município. Após esse etapa, o espaço será preservado considerando a programação de fim de ano de PG e o processo de desassoreamento será efetivamente realizado no início de 2026.

Os detalhes foram anunciados em coletiva de imprensa, no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Lago de Olarias nessa semana. Confira as entrevistas dos secretários ao DC.

Sair da versão mobile