em

Autoteste pode comprometer estatísticas da covid, diz Manjabosco

Produto oferece opção de obter diagnóstico sem notificar autoridades

Dr. Rodrigo Manjabosco, presidente da FMS / Foto: Arquivo DC

O secretário municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco, acredita que a disponibilidade de autoteste para covid-19 pode prejudicar o levantamento de dados confiáveis acerca da pandemia em Ponta Grossa. A opção está disponível em farmácias de Ponta Grossa e em alguns casos, tem custo menor do que os testes feitos em laboratório.

Autoteste

“O autoteste, infelizmente, causa uma dificuldade no sentido de informação e pode comprometer a nossa confiabilidade nos números estatísticos”, comentou, em resposta a questionamento da reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais sobre o assunto.

Por meio do autoteste, pessoas com sintomas de covid-19 podem ter uma primeira indicação de contágio. A partir daí, o paciente pode fazer o próprio isolamento, ou mesmo silenciar em relação à infecção. Mas Manjabosco considera que, muito provavelmente, o infectado precisará de atestado médico, o que deve inserir o paciente nas estatísticas, também.

“O usuário que fizer o autoteste, se for necessário o isolamento, vai precisar de atestado e então vai necessitar também notificar ou levar o autoteste para a Fundação Municipal de Saúde”, diz Manjabosco.

O secretário também orienta que, uma vez testando positivo, o paciente que tiver sintomas leves deve permanecer em isolamento domiciliar e manter distanciamento social. Embora decretos estadual e municipal orientem que pessoas com sintomas devem se deslocar em espaços públicos usando máscara, o decreto não se refere aos infectados, para quem a circulação seguirá proibida.

“O paciente positivado deve permanecer em casa e isolado. Não tem autorização para ficar transitando na rua, pois com certeza iria transmitir a doença muito mais rapidamente para as outras pessoas que agora estão sem a máscara”, explica.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.