em

Autarquia realiza estudos para mudar sentido de vias

A AMTT, através de seu departamento de engenharia de tráfego, está realizando estudos sobre a possibilidade de alterar o sentido de diversas vias de Ponta Grossa, especialmente na área central da cidade. A medida parte de uma série de avaliações realizadas pelo órgão, principalmente nos últimos três anos, que apontou a criação de rotatórias, a retirada de estacionamentos e a alteração no sentido de ruas como alternativas para melhorias no tráfego.

De acordo com Plínio Vivan Filho, diretor de transportes e engenheiro especialista em infraestrutura viária, a AMTT notou uma particularidade em relação ao trânsito de veículos: existem muitas vias que apresentam sucessivos cruzamentos com o mesmo sentido de tráfego.

"Detectamos situações especialmente complicadas, por exemplo, na rua Dr. Paula Xavier, que possui três vias paralelas sequenciais com o mesmo sentido. Concordamos que o ideal seria que o sentido das vias se alternasse a cada cruzamento", diz Vivan Filho. Nesse exemplo, se um motorista da rua Prudente de Morais, e entra na Dr. Paula Xavier, será obrigado a contornar três quarteirões para retornar ao ponto original. Significa tempo desnecessário na direção, maior gasto de combustível, mais estresse do condutor e um maior número de veículos trafegando no mesmo trecho. Diante disso, os engenheiros da Autarquia realizam levantamentos nos locais mais críticos e elencam prioridades, e verificam quais trechos merecem maior atenção neste momento.

 

Trânsito confuso

Entre as vias que podem sofrer mudanças está a Padre João Lux. Por enquanto o endereço é apenas alvo dos estudos e não tem nenhuma mudança decidida. Mas quem passa pelo local percebe uma sequência de problemas. Motoristas que trafegam pela via a partir da rua Ermelino de Leão se deparam com uma placa indicando a proibição sobre seguir adiante. Os que vêm da Catedral precisam disputar passagem com os que pretendem virar na rua Benjamin Constant, eventualmente parando o carro no meio do cruzamento. Em meio a tudo isso, pessoas precisam atravessar em um cruzamento extremamente movimentado e sem semáforo para pedestres.

 

Autarquia aposta em binários

A mudança no sentido das vias é uma medida que teve início, na história recente do tráfego em Ponta Grossa, com a criação estratégica de binários nos bairros. A medida se intensificou nos últimos três anos, criando em trechos de ligação entre bairros duas vias paralelas com sentidos opostos. Foi o que ocorreu entre as ruas Teixeira Mendes e Capistrano de Abreu, em Uvaranas; também nas ruas Teixeira de Freitas e Osmário Martins Ribas, no Nova Rússia; entre as ruas Minas Gerais e Rio de Janeiro, na Nova Rússia; e entre a avenida Anita Garibaldi e a rua Júlia Lopes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.