em

3 histórias de empreendedorismo que você precisa conhecer antes de abrir o seu negócio

O empreendedorismo continua em franca ascensão em todo o mundo – incluindo o Brasil. Segundo o relatório global Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aproximadamente 40% dos empreendedores do país iniciaram seus novos negócios por conta do cenário de crise na economia, enquanto os demais buscavam novas oportunidades e independência financeira.

Seja qual for o motivo, mais e mais pessoas buscam seus caminhos de autonomia financeira e independência profissional, investindo tempo e esforço em seus próprios negócios. São, em média, 50 milhões de brasileiros que atualmente lideram suas próprias empresas, de todos os portes.

Conheça a história de três empresários que iniciaram seus empreendimentos também em busca de oportunidades e hoje alcançaram sucesso. Confira!

Antes, cortadora de cana; hoje, dona da maior loja online de semijoias do Brasil

Tudo começou quando Sabrina Nunes ainda era muito jovem e vendia picolés no interior de Minas Gerais para ajudar a família. Já com a veia empreendedora, porém sem muitas perspectivas profissionais na pequena cidade onde morava, Sabrina decidiu tentar a sorte na lavoura de cana, no Mato Grosso do Sul. Trabalhou cortando cana e, tempos depois, conseguiu um cargo como secretária no canavial. Anos mais tarde, já formada em Serviço Social e tendo em mãos uma bolsa de estudos em Engenharia, mudou-se para o Rio de Janeiro.

Precisando complementar a renda – na época, Sabrina trabalhava em um escritório – a ex cortadora de cana decidiu revender bijuterias. Investiu R$ 50 em material, elaborou as peças e passou a vendê-las em uma plataforma online de peças artesanais. O sucesso foi tanto que, em pouco tempo, a vida da mineira mudou completamente. Nasceu então a Francisca Jóias (o nome é em homenagem à avó de Sabrina), que hoje é o maior e-commerce de semijoias do país e conta com mais de 600 revendedores por todo o território nacional. Com faturamento na casa dos milhões, a empresária também mantém um blog em que dá dicas de empreendedorismo para mulheres, auxiliando quem está começando agora a buscar os próprios caminhos.

Dos ovos caseiros de Páscoa à maior rede de franquias de chocolate do país

Quando ainda era adolescente, com apenas 14 anos de idade, o jovem Alexandre Costa já ajudava a família a complementar a renda com a produção e comercialização de chocolates caseiros. Vendia os doces de porta em porta, e para a Páscoa contavam com uma quantidade importante de pedidos. No entanto, em uma destas ocasiões, o fornecedor e chocolate deixou a família na mão durante a Páscoa e os pedidos não puderam ser entregues.

Anos mais tarde, Alexandre voltou a auxiliar a mãe com a produção dos chocolates. Com bastante afinco e dedicação, aos 17 anos conseguiu vender mais de duas mil unidades de ovos de Páscoa, engordando a renda familiar e criando ali o início da história da Cacau Show, a maior rede de chocolates finos de todo o mundo. A marca é 100% nacional e conta com mais de dois mil pontos de venda no Brasil.

Do momento de dor à oportunidade de negócio milionário

Na ocasião do falecimento de seu avô, o jovem Eduardo Shimizu de Gouveia buscou na internet uma loja virtual que comercializasse coroas de flores. Não encontrou nada, e realizou a compra do produto em uma floricultura física. Algum tempo depois, Eduardo refletiu sobre a possibilidade de criar um e-commerce especializado em coroas fúnebres para facilitar o processo de prestar a última homenagem aos entes e amigos falecidos.

Nasceu então o Coroas para Velório, o pioneiro do país a comercializar exclusivamente coroas de flores. Em apenas um ano de funcionamento, o site faturou mais de R$ 1,5 milhão, e cresce a cada ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.