Menu
em

Aulas presenciais retornam com 11 mil alunos nas escolas da região

(Agência Estadual): Retomada das aulas segue o modelo híbrido de ensino, com parte dos alunos em sala de aula e parte em ensino remoto

O Paraná retomou as aulas presenciais em 200 colégios estaduais de 68 municípios após mais de um ano de suspensão das aulas. Neste primeiro momento, o retorno ocorre de forma gradativa com 121 mil alunos. Na região dos Campos Gerais, 11 mil alunos voltaram às salas de aula em 17 colégios localizados em Castro, Ivaí, Imbituva e São João do Triunfo, municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa.

A retomada das aulas segue o modelo híbrido de ensino, com parte dos alunos em sala de aula e parte em ensino remoto, assistindo as aulas ao vivo. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), os espaços foram equipados com computadores e internet, possibilitando que os professores possam interagir com os grupos de estudantes ao mesmo tempo.

O Núcleo de Educação ainda não definiu quais colégios de Ponta Grossa irão retomar as aulas. A previsão, no entanto, é de que isso ocorra a partir da próxima segunda-feira (17). O retorno das atividades também aconteceu em outros 14 Núcleos Regionais de Educação de Toledo, Foz do Iguaçu, Cascavel e Umuarama.

Critérios

Há três critérios para a definição de quais colégios devem ter prioridade para a volta das atividades presenciais. O primeiro deles é o acompanhamento das cidades onde houve retorno das redes municipais de ensino e do transporte escolar. Além disso, são priorizadas as instituições de ensino onde há alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para realizar as atividades remotas. Outro critério é a análise de colégios com maior número de professores fora do grupo de risco.

Vacinação

O retorno acontece paralelamente à vacinação dos profissionais da Educação, que ocorre neste mês, simultaneamente às pessoas com comorbidades. Serão, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, 32 mil doses da vacina Astrazeneca destinadas a profissionais da Educação das redes estadual, municipal e privadas, começando pelas pessoas entre 55 e 59 anos. As doses serão distribuídas a partir desta terça-feira (11). Outros 8 mil profissionais do setor já foram vacinados, no grupo acima de 60 anos.

Autorização

O retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejarem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente irão continuar no ensino remoto (que inclui as plataformas digitais do Aula Paraná, videoaulas no YouTube e TV aberta, além do kit pedagógico impresso), que acontece desde o início deste ano letivo, em 18 de fevereiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile