em

Aulas municipais em PG voltam com 70% dos alunos em sala

Foto divulgação

Aproximadamente 70% dos alunos matriculados no ensino público municipal, em Ponta Grossa, retornam nos próximos dias às aulas na modalidade híbrido (presencial e videoaulas). Coube aos pais a decisão de enviar os filhos para as escolas, ou continuar apenas com o ensino retomo pela TV e internet.


Para isso, eles assinaram um termo de responsabilidade que, após análise da Secretaria Municipal de Educação, revelou que cerca de 9,6 mil alunos devem continuar as aulas apenas em casa, enquanto outros 22,4 mil retornam a aulas nas escolas nas próximas duas semanas.


Oficialmente, o ano letivo começa para todos os 32 mil alunos nesta quinta-feira (18) de maneira remota, pela TV Educativa e redes sociais. O ensino presencial começa na segunda -feira (22) para 50% dos alunos que optaram pelo presencial, enquanto os demais acompanham as aulas remotas. Os outros 50% terão aulas na semana seguinte, enquanto os demais voltam para casa e acompanham as aulas pelo programa Vem Aprender na TV Educativa e redes sociais. A alternância semanal deve ocorrer ao longo de todo o ano.

Máscara, álcool e distância

Para orientar o retorno seguro, os profissionais das unidades escolares receberam o Protocolo de Biossegurança feito pela SME e homologado pelo Comitê de Combate à covid -19 – além de equipamentos e recursos para limpeza e proteção. O documento indica diversas ações que precisam ser tomadas para esta nova rotina nas escolas e Cmeis . O dia a dia dos alunos não será o mesmo, a começar pelo uso da máscara, que terá que ser permanente. Na entrada e ao longo do dia, haverá medição de temperatura e uso constante de álcool em gel, água e sabão. Os alunos precisam manter distanciamento dos colegas e o cumprimento deve evitar o contato físico.


Quatro unidades com alterações de data

Entre todas as 152 unidades de ensino, quatro delas terão alterações na data de retorno. A Escola Municipal Professor Faris Antônio Michaele voltará com parte das turmas, por estar em obras. Na Escola Prefeito Ernesto Guimarães Vilela, o retorno será após o término de obras no telhado – nos dois casos, o cronograma foi alterado devido às chuvas de janeiro e fevereiro. Já outras duas unidades novas, no Conjunto Habitacional Costa Rica, também iniciarão em março: O Cmei está sendo finalizado pela construtora, enquanto a nova escola está em processo de alocação dos funcionários.


Em todos os casos, a previsão de retorno presencial é para março. Todos os alunos permanecerão no ensino remoto, retirando as atividades normalmente nas escolas. A data do retorno será informada aos pais pelas equipes gestoras.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.