em

Atendimento de água e esgoto chega a 100% da população

O município de Ponta Grossa já atende a quase 100% da população com ligações de água e esgoto. Dados do ranking do saneamento divulgados pelo Instituto Trata Brasil, a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, mostrou que 99,68% da cidade já é contemplada com novas ligações de água e 100% com ligações de esgoto.

Ponta Grossa também foi elencada como a 14ª melhor cidade brasileira no ranking e divulgado na última quarta-feira (18). Os dados são dos 100 maiores municípios do país e referem-se ao ano de 2016. Embora Ponta Grossa ainda apareça em uma posição de destaque, perdeu sete posições em relação ao ranking realizado no ano passado, quando ficou na sétima posição nacional.

Curitiba se mantém como a melhor capital do país em saneamento básico. Maringá ocupa o 5º lugar, mesma posição do ranking anterior. Londrina aparece em 13º lugar. Com relação ao índice de atendimento total de esgoto, além de Ponta Grossa, Curitiba, Londrina e Maringá ocupam a segunda posição, com quase 100% de atendimento, acima da média do ranking das 100 maiores que é de 72,14%.

Assim como Ponta Grossa, em todos os municípios do Paraná atendidos pela Sanepar, 100% da população urbana é abastecida com água potável. No Brasil, a média nacional é de 93% entre os 100 maiores municípios, segundo dados do SNIS 2016.

Relembre

Um terço dos imóveis atendidos com coleta de esgoto no Paraná foram ligados à rede estadual nos últimos sete anos. Neste período, foram feitas mais 908.543 novas ligações, de um total de 2.761.216 imóveis ligados ao longo da história da Sanepar. Com isso, o índice de atendimento aumentou de 58,7% para 70,5% da população paranaense atendida pelos serviços da empresa – alcançando mais de 7 milhões de pessoas. No Brasil, o índice é de 50%.

Em Ponta Grossa, são R$ 35 milhões em investimentos efetivados no sistema de água e R$ 8 milhões em esgotamento sanitário. "Nós continuamos trabalhando para seguirmos avançando na cobertura e para que todo o esgoto que for coletado seja tratado nas estações", disse o gerente da Sanepar – região Sudoeste, Fábio Leal Oliveira.

(Foto: José Aldinan)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.