em

Ataque por cão termina com dona do animal na delegacia

Mulher deve responder por omissão de cautela na guarda de animais

Foto: Arquivo DC

Um idoso teve ferimentos graves após ser atacado por um cachorro da raça Pitbull na região da Coronel Cláudio, bairro Uvaranas, em Ponta Grossa. A Polícia Militar (PM) foi acionada para atender a ocorrência e a responsável pelo cão foi encaminhada à delegacia.

De acordo com a PM, o homem de 67 anos estava passando pela Rua Olavo Bilac quando o cachorro foi para cima dele. Por conta da situação, a dona do Pitbull – uma mulher de 49 anos – acabou detida e encaminhada à 13ª Subdivisão Policial.

Ela responderá por omissão de cautela na guarda de animais. A contravenção penal está em lei e prevê prisão simples ou multa para quem “deixar em liberdade, confiar à guarda de pessoa inexperiente, ou não guardar com a devida cautela animal perigoso”.

O mesmo vale para quem: “na via pública, abandona animal de tiro, carga ou corrida, ou o confia à pessoa inexperiente; excita ou irrita animal, expondo a perigo a segurança alheia; e conduz animal, na via pública, pondo em perigo a segurança alheia”.

O idoso sofreu lacerações nos braços e pernas. Ele foi atendido por populares e pelo Siate, do Corpo de Bombeiros, e foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal. Ele não corre risco de morte.

Rangel promete lei mais rígida contra abandono

O ataque foi repercutido pelo prefeito Marcelo Rangel nesta quinta-feira (17) em programa na Rádio Mundi. Apesar de não ter relação direta com o caso, ele lembrou que em Curitiba há multa para quem abandona animais. Os valores na capital podem variar de R$ 200,00 a R$ 200.000,00 de acordo com a gravidade do caso.

O prefeito aproveitou para exaltar que Ponta Grossa possui boas políticas de proteção aos animais com o trabalho do CRAR, mas que pretende criar leis mais rígidas para quem abandona os bichos de estimação nas ruas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.