em

Assembleia vota nesta quinta-feira sobre greve no transporte coletivo

Foto: Arquivo DC

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte (Sintropas-PG), Luiz Carlos de Oliveira, informou que está mantida a assembleia de funcionários da Viação Campos Gerais (VCG), prevista para ocorrer na madrugada desta quinta-feira (28). O objetivo é deliberar sobre o indicativo de greve. Segundo ele, mesmo que ocorra a compra de vales-transporte e a VCG tenha recursos para pagar os valores em atraso nos salários dos trabalhadores, a mobilização se mostra necessária.

“A assembleia fará a deliberação sobre o indicativo de greve, não só pelo atraso no pagamento, mas também para que não haja mais o parcelamento do salário”, informou. O 13ª salário dos funcionários foi parcelado em dezembro, ocasião em que ocorreram paralisações nos terminais em sinal de protesto.

Caso a greve seja deflagrada, o início está previsto para a próxima segunda-feira (1º), devido ao prazo de 72 horas exigido pela legislação.

A VCG realizou o pagamento de 90% do valor devido do salário de janeiro a seus funcionários. A falta de parte dos valores só foi detectada pelos funcionários na ocasião em que houve o pagamento da segunda parcela do salário. A empresa, então, emitiu uma nota direcionada aos trabalhadores. Novamente, como tem ocorrido desde o primeiro semestre de 2020, a empresa atribuiu o problema à queda no número de passageiros e à “a maior crise financeira de sua história”.

Entre as razões para a queda no número de passageiros estão a pandemia e a popularização dos serviços de transporte por aplicativos, que tiveram alta procura nessa terça-feira, no horário da paralisação dos ônibus.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.