em

Asilo de Piraí do Sul anuncia fechamento

O Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em Piraí do Sul, anunciou, nesta semana, o encerramento de suas atividades. Instituição filantrópica mantida por voluntários e doações há cerca de 47 anos, o asilo conta atualmente com 33 idosos. De acordo com a tesoureira da Entidade, Maria Leocádia Nápoli, diversos fatores colaboram para que o local interrompa os trabalhos, em especial a falta de repasses pelo Município.

Conforme explicou, nada havia sido repassado neste ano, e o Lar vinha enfrentando dificuldades financeiras desde o final do ano passado. Segundo ela, a verba vem sendo solicitada à Prefeitura há meses, mas somente em meados de março é que o Diário Oficial do Município publicou o chamamento das entidades que necessitam dos recursos. “Pediram a documentação, mas até agora não sabemos o valor que a gente pode receber, nem quando devemos receber. Isso nos deixa sem plano de trabalho e de atividades”, diz Maria.

No entanto, ela acrescenta que o Asilo também precisa seguir uma série de exigências feitas pelo governo federal, como a inclusão de psicólogo, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta na equipe profissional, algo que os recursos municipais, por lei, não permitiriam pagar.

Diante disso, o Lar começa a reduzir o número de idosos que atende, gradativamente. Os que puderem, voltarão a conviver com seus familiares. O imóvel também passa por problemas estruturais, não há veículo para locomoção e, diante desse quadro, o fechamento pareceu o mais adequado à Direção da Casa.

 

Retorno

O chefe de Gabinete da Prefeitura de Piraí do Sul, Felippe Cezar Miguel, informou que o chamamento está em aberto, e que o Asilo trouxe a documentação, que está em análise para que os recursos sejam repassados. Mas informou que maiores detalhes seriam dados pela secretária de Trabalho, Emprego e Promoção Social, Maria de Fátima Skora Gonçalves. O DC não conseguiu contato com a secretária até o fechamento desta edição. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.