em

Artista de PG reconstitui obra danificada por vândalos em praça

Foto do artista plástico Mérison Pinheiro restaurando estátua em praça de Ponta Grossa
Mérison Pinheiro concluiu o restauro nessa quinta-feira / Foto: José Aldinan

O artista plástico ponta-grossense, Mérison Pinheiro, concluiu nessa quinta-feira (28), o processo de restauro de monumento instalado na Praça Barão do Rio Branco. Em junho de 2021, a obra denominada “o eterno aprendiz maçom” foi alvo de ladrões, que arrancaram o braço esquerdo da estátua, que é recoberta de bronze, possivelmente esperando derreter o material para revenda.

Artista de PG

Nas últimas semanas, contratado pela Maçonaria local, que é responsável pela instalação do monumento em 1997, Mérison estudou a obra original. Analisou materiais e precisou fazer adaptações para garantir que a nova estrutura se adaptasse, em resistência e estética, à obra da década de 1990.

Em lugar do metal, fez um molde em gesso, produziu o material em fibra, e instalou no local em massa poliéster automotiva. “Foi a única solução, e ela ficou muito firme, mais firme que a original”, contou o artista, que na tarde de ontem finalizou fixação e pintura. A obra criada para marcar o centenária de fundação da loja maçônica no município voltou a ficar completa, tendo reconstituição visual muito parecida com a original.

Restauro ficou visualmente muito próximo da obra original / Foto: Divulgação

Mérison Pinheiro

Mérison Pinheiro já fez diversas intervenções artísticas em Ponta Grossa. É conhecido pelo trabalho de pintura em vitrines em datas especiais como Natal, Dia das Mães e Páscoa. Também realiza pinturas e esculturas. Confira o Instagram do artista.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.