em

Estátua no Centro de Ponta Grossa tem braço arrancado por vândalos

Estátua está no mesmo local desde o final da década de 1990 (Foto: Fábio Matavelli)

Mais um monumento instalada em praça de Ponta Grossa foi alvo de vândalos. Dessa vez, o alvo foi a obra “o eterno aprendiz maçom”. A estátua representa o homem que evolui, tendo na mão direita um martelo e não mão esquerda um formão.  Com as duas ferramentas, a estatueta parecia esculpir a si própria. No entanto, seu braço esquerdo foi arrancado.

A situação foi denunciada nas redes sociais por porta-grossenses preocupados com os danos ao patrimônio público registradas nos últimos meses. O objetivo costuma ser as peças de bronze, que ainda são vendidas no mercado clandestino de metais.

Vândalos

No ano passado, a prefeitura chegou a sancionar a lei 13.699/20, que obriga o cadastro de vendedores e compradores de metal, como forma de inibir furtos e rastrear autores desse tipo de crime. No entanto, a lei continua sem regulamentação, o que impede sua aplicação prática, segundo informou o município.

A estátua

A estátua agora danificada foi fixada no local em 1997, quando marcou o centenário de fundação de loja maçônica no município. Curiosamente, agora sem um dos braços, seu significado imediato é exatamente o oposto de quando foi criada. Antes, mostrava uma estátua esculpindo a si própria, agora parece mostrar uma estátua destruindo a si mesma. Se antes simbolizava o homem em estado de evolução, agora parece mostrar o lado mais decadente do ser humano.

Lei e fiscalização

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais questionou o município sobre a previsão de regulamentação da lei 13.699, e se o furto foi percebido. Também perguntou se há câmeras de vigilância da Guarda Municipal na área. O município informou que, apesar dos constantes patrulhamentos da GM, não há câmeras nessa praça e não houve detenção de suspeitos, nem registro de denúncia ou atendimento prestado pela GM nesse caso. Quanto à lei, ainda não há previsão de regulamentação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.