em

Arbitral da FPF define fórmula do Estadual 2016

O Campeonato Paranaense 2016 será disputado nos mesmos moldes desta temporada 2015, em que o Operário Ferroviário levantou o caneco de campeão e vai começar no dia 31 de janeiro indo até 8 de maio.  A decisão foi confirmada no arbitral realizado pela Federação Paranaense de Futebol,nesta quarta-feira, no Premium Vila Velha Hotel, em Ponta Grossa.  Desta forma, os doze clubes participantes na primeira divisão do Estadual 2016 jogarão entre si em turno único. Os oito melhores classificados seguem para a segunda fase da competição disputando as quartas-de-final com jogos de ida e volta até a definição do campeão. A única diferença foi a extinção do chamado torneio da morte.  O descenso será confirmado diretamente para as duas últimas equipes na tabela de classificação, na primeira fase da competição.

O arbitral foi realizado em Ponta Grossa em virtude do Operário Ferroviário ser o atual campeão estadual, conforme rege o regulamento da Federação Paranaense de Futebol. Os  diretores Antonio Luis Mikulis e José Alves Góes representaram o alvinegro de Vila Oficinas.

A reunião comandada pelo presidente da FPF, Hélio Cury, não foi muito demorada e a repetição da fórmula agradou aos representantes dos doze clubes.  “Não tinha muito  que haver mudanças, principalmente pela falta de calendário. A CBF não abre mão em algo com mais de 19 datas”, resumiu o dirigente alvinegro Mikulis.

O primeiro critério de classificação será a pontuação, seguido de saldo de gols. Se persistir a igualdade, a decisão será nos pênaltis. As fases finais serão disputadas em duas partidas, com o clube de melhor pontuação na somatória das fases anteriores decidindo a classificação como mandante.Nas quartas de final, os clubes serão distribuídos no mesmo formato da última edição do Estadual: 1º x 8º (Grupo A), 2º x 7º (Grupo B), 3º x 6º (Grupo C) e 4º x 5º (Grupo D). Nas semifinais, os confrontos serão entre vencedores A x D (Grupo E) e vencedores B x C (Grupo F), com a decisão na sequência. Os quatro últimos colocados do campeonato formam o Grupo Descenso, para definir os dois rebaixados. As partidas serão em turno e returno, utilizando as mesmas datas da fase eliminatória.

Ao final da competição, o clube com melhor pontuação, com exceção dos clubes que já disputam Série A, B e C, garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016. As finais do interior serão realizadas nos dias 30 de Abril e 7 de Maio e a do Paranaense 2016 nos dias 1. e 8 de maio. A tabela com os jogos deverá ser divulgada apenas em novembro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.