em

Após derrotar curucaca, pomba branca pode ser ave-símbolo

Projeto em trâmite quer instituir a pomba branca como ave-símbolo de Ponta Grossa

Pomba branca integra escudo e bandeira do município. Imagem: José Aldinan/DC

Em breve, a ave-símbolo de Ponta Grossa voltará a ser tema de debate na Câmara de Vereadores. Depois de a curucaca ter sido rejeitada ao título, em projeto de lei votado na semana passada, agora quem pode conquistá-lo é sua maior rival: a pomba branca.

Isso porque cinco vereadores se uniram para criar o projeto de lei 181/2023, que com dois breves artigos visa declarar a pomba branca como ave-símbolo de Ponta Grossa. A autoria é de Bianco, Izaías Salustiano, Julio Kuller, Léo Farmacêutico e Missionária Adriana.

“A ‘pomba branca’ está inserida nas tradições e cultura da nossa cidade, inclusive figurando no escudo e na bandeira do Município. […] Também, a pomba branca é reconhecida mundialmente como ‘Símbolo da Paz'”, cita a justificativa do PL.

O texto foi apresentado nessa segunda-feira (19) e seguiu para parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Polêmica

A ave-símbolo de Ponta Grossa já foi tema de discussão na Câmara de Vereadores – e gerou discussão na casa. Na semana passada os vereadores votaram o PL 49/2023, de autoria de Dr. Erick, que visava tornar a curucaca a ave-símbolo de Ponta Grossa. O tempo fechou quando o vereador lembrou que a pomba é uma “ave europeia, praga urbana e espécie invasora”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.