em

Disputa entre pombo e curucaca pauta sessão na Câmara

Fotos: José Aldinan

O PL 49/2023, de autoria do vereador Dr. Erick (PSDB), gerou mais discussão do que era esperado na sessão ordinária, desta segunda-feira (12), na Câmara. A proposta do texto era tornar a curucaca a ave símbolo de Ponta Grossa.

Entre as justificativas, Erick lembrou que o pássaro é nativo da região, e faz seus ninhos nas copas das araucárias. Mas o debate foi para além disso.

Curucaca

O vereador Felipe Passos (PSDB) destacou que o projeto poderia gerar confusão, já que se convencionou que as duas pombinhas são símbolo da cidade. Dr. Erick disse não haver lei que coloque a pomba como símbolo de Ponta Grossa, além de ser “ave europeia, praga urbana e espécie invasora”.

Team pomba

Os vereadores Leandro Bianco (Republicanos) e Missionária Adriana (SD) lembraram que a pomba, além de remeter à fundação do Município, também é símbolo religioso, por referenciar ao espírito santo. O vereador Geraldo Stocco (PV) opinou que uma ave símbolo não diminuiria a outra, e revelou ter as pombinhas tatuadas no corpo.

O vereador Júlio Küller (MDB) pediu vistas ao projeto por 30 dias, enquanto o vereador Divo (PSD), lembrou que já existe projeto semelhante em Santa Maria do Oeste (PR), onde a Curucaca foi aprovada como ave símbolo em 2014.

Resultado

Após muita discussão, o PL 49/2023 acabou sendo votado e a curucaca foi abatida por 10 votos contrários e seis favoráveis, tendo sido o projeto arquivado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.