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AMTT orienta sobre funcionamento do projeto-escola

Criado para dar maior organização nas entradas e saídas de alunos em instituições de ensino, o projeto-escola ainda confunde alguns motoristas que, muitas vezes por desconhecimento ou desatenção, acabam estacionando seus veículos nas vagas destinadas ao embarque e desembarque de crianças.

Segundo o coordenador geral do Departamento de Trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes, o projeto tem por objetivo dar segurança nos horários de maior movimento diante das escolas, prevenindo atropelamentos e ordenando o tráfego. “O objetivo também é aumentar a rotatividade dos veículos. Em horários estipulados, em comum acordo entre a instituição de ensino e a autarquia, os carros devem parar apenas para embarque e desembarque, não para estacionamento”, explica Pontes.

De acordo com ele, o Código Brasileiro de Trânsito considera estacionamento a imobilização do carro por tempo superior ao necessário para embarque e desembarque de passageiros. No entanto, a autarquia está ciente das especificidades do projeto. “Sabemos que também há Cmeis contemplados com o projeto-escola. Isso obriga os pais a deixarem o veículo pelo tempo necessário até que a criança esteja dentro da escola. Ou, na saída, até que ela esteja colocada no banco de trás. A AMTT leva em consideração essas características”, diz.

 

Ofício

Pelo projeto, a escola solicita à AMTT sinalização que contemple embarque e desembarque. No oficio é informado horário de entrada e saída, e a autarquia analisa a viabilidade de instalação no local, promovendo a fiscalização.

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