em

Alunos retornam às aulas nas escolas e Cmeis de PG

Foto: Arquivo DC

Crianças da educação infantil IV e V retornaram para as salas de aula na manhã de segunda-feira (17) após mais de um ano de suspensão das atividades presenciais. Cerca de oito mil alunos chegaram logo pela manhã nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). Ponta Grossa conta ao todo com 83 escolas e 63 Cmeis.

Para a faixa etária de alunos de 4 a 5 anos, o retorno está sendo na modalidade híbrida e no formato de ensino integral. Os alunos do ensino fundamental também vão voltar para a escola, mas em regime semanal e escalonado a partir do dia 24 de maio.

“O retorno foi bem tranquilo na manhã de segunda-feira. Organizamos as rotinas tendo em vista o número de crianças no ensino híbrido e remoto na faixa de cinco a seis alunos por turma. Só não compareceram as crianças que tiveram algum problema de saúde. Pudemos perceber ainda que os alunos estão muito animados com o retorno e está tendo boa aceitação por parte das famílias também. Claro que o medo sempre vai existir, mas estamos seguindo todo o protocolo de biosegurança”, conta a diretora Viane Cristina da Silva, do Cmei Prefeito Romeu Almeida Ribas, localizado no bairro Contorno.

Michaele Cristina Ribeiro é mãe do pequeno Bryan Davi Koslovski Cordeiro, 6 anos, que estuda na Escola Municipal Cyrillo Domingos Ricci. Para ela, o retorno do filho para as salas de aula é muito importante para o seu aprendizado. “O ensino remoto não ensina muito e ele estava muito animado para voltar para a sala de aula. Eu fico um pouco apreensiva ainda, mas as salas não estão lotadas e assim não causa tumulto por conta de aglomerações”, disse a mãe.

Avaliações

Até esta sexta-feira (21), as escolas vão continuar recebendo os alunos que optaram pelo ensino híbrido para a realização de avaliações referentes ao 1º trimestre – enquanto os demais farão as avaliações de maneira remota. Atualmente, os alunos têm acesso às aulas remotas pela TV Educativa e redes sociais da Secretaria Municipal de Educação.

A adesão às aulas presenciais é de 50% do total de alunos. Desta forma, o retorno presencial concentra menos alunos em sala, com escolas trabalhando somente com cerca de 25% de sua capacidade – a distância em sala de aula será de 1,5m entre os alunos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.