Menu
em

Aliel propõe pacote de medidas contra atos antidemocráticos

Deputado federal Aliel Machado

Foto: Divulgação

O deputado federal Aliel Machado (PV) apresentou nesta semana pacote de medidas que busca punir com mais rigor pessoas que cometerem crimes contra o estado democrático de direito. Entre as propostas apresentadas por Aliel Machado está a de incluir na Lei da Ficha Limpa os atos antidemocráticos.

A iniciativa visa tornar inelegíveis pessoas condenadas por esse crime. Com isso, quem for condenado ficaria inelegível por oito anos. Hoje a Lei prevê pena para os casos de corrupção, terrorismo e crimes hediondos, por exemplo.

O deputado propôs ainda um PL que prevê endurecimento do Código Penal para quem atenta contra o regime democrático e contra as instituições. Perda de cargos, nova hipótese de prisão preventiva, ou até mesmo impedimento de receber verbas públicas por conta da condenação em atos contra a democracia.

“O principal dessas propostas é evitar que criminosos que atentem contra o Estado Democrático de Direito e pratiquem atos de terrorismo gozem e se utilizem de dinheiro público para participar ou financiar os atos antidemocráticas. Com a legislação proposta, havendo indícios suficientes, o juiz poderá suspender provisoriamente o recebimento de benefícios ou vínculos com o Poder Público que impliquem em recebimento de benesse e mesmo suspender do exercício de função ou cargo público, seja ele comissionado ou efetivo, e ainda tomar providências para penhorar salários, aposentadorias e vencimentos para efetivar o ressarcimento dos bens públicos”, explica Aliel Machado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile