em

Afepon fará a instalação de 1,8 mil lâmpadas de LED

A Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon) deve instalar, no próximo ano, 1.856 novas lâmpadas de LED, em substituição às antigas. Dessas, 506 devem ser colocadas na avenida Ernesto Vilela, na avenida Monteiro Lobato, e outras 1.104 serão colocadas em praças e outros espaços públicos. A proposta é modernizar o sistema de iluminação da cidade, ao mesmo tempo que as lâmpadas convencionais são trocadas gradativamente por outras mais econômicas.

O descritivo compõe o Plano de Metas 2017-2020 da prefeitura, no item Infraestrutura Urbana e Rural. Embora o uso de lâmpadas LED seja um objetivo antigo, esse será o maior investimento já realizado no equipamento na cidade. Em 2017, apenas 14 lâmpadas do tipo foram instaladas na rua Bárbara Stein, região do lago de Olarias. No ano passado, nenhuma foi colocada. Neste ano, existe a perspectiva de que 504 serão instaladas. Nos próximos meses, devem ser contempladas as ruas Ivo Mendes Barreto, Sebastião Bastos e avenida General Carlos Cavalcanti, que deve receber as novas lâmpadas nos próximos meses.

 

Economia

De acordo com a presidente da Afepon, Danielle Schlumberger, o grande diferencial da lâmpadas LED é o baixa no consumo de energia elétrica. “O consumo deve reduzir de 50% a 60%, dependendo da análise da via que será implantada, além da durabilidade da luminária, em torno de cinco anos”, diz, garantindo que o investimento acaba gerando também redução dos custos de iluminação. A substituição das lâmpadas deve ocorrer por áreas geográficas previamente definidas.

 

Investimento

Além dessa iniciativa, a avenida Ernesto Vilela deve receber obras para tornar sua rede subterrânea, nos moldes do que já foi feito na avenida Vicente Machado há pouco mais de 10 anos. Segundo o Plano de Metas, somente em 2018 foram investidos quase R$ 1,3 milhão no sistema de iluminação pública. Ainda assim, é um longo caminho para que toda a cidade fique melhor iluminada. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o município tem 45 mil pontos de iluminação pública.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.