em

Acidentes com vítimas reduzem 60%em Ponta Grossa durante a pandemia

Um levantamento do 1° Batalhão da Polícia Militar de Ponta Grossa (BPM) apontou redução nos índices de acidentes com vítimas após o início do isolamento social em Ponta Grossa. De acordo com o levantamento da PM, o número de acidentes dentro da cidade caíram em 60% neste ano se comparado ao mesmo período de 2019.

O balanço do 1° BPM levou em consideração as ocorrências de acidentes de trânsito do dia 18 de março a 15 de abril, período em que iniciou o isolamento social. Em cerca de um mês, foram 37 ocorrência de acidentes com vítimas. No mesmo período do ano passado, foram registrados 92 acidentes com vítimas.

“A redução de 60% é um número bastante considerável justamente porque há menor circulação de veículos, inclusive vans escolares. Também registramos poucos casos de acidentes com pessoas embriagadas, justamente porque não temos bares abertos, fator que reduz a combinação de álcool e direção”, explana o tenente-coronel Leonel Beserra, comandante do 1° BPM.
 

Criminalidade

O 1° BPM também fez o levantamento sobre os índices da criminalidade em Ponta Grossa após o decreto estadual 4.230, de 16 de março, emitido pelo governador Ratinho Jr, que prevê mudanças de conduta frente ao combate do novo coronavírus, levando em consideração 30 dias antes do decreto e 30 dias após a sua publicação.

O decreto determinou o fechamento do comércio em todo o Estado e estimulou o isolamento social. Diante disso, segundo a PM, as ocorrências criminais tiveram baixas significativas.

Nesse período, observou-se uma redução de aproximadamente 30% nas ocorrências de violência doméstica, além de de mais de 11% em roubos, 28% em furtos e mais de 22% em perturbações do sossego.

“Mesmo com a redução, percebemos que com a abertura gradativa do comércio, o número de roubos voltou a aumentar por conta de mais pessoas nas ruas. A Polícia Militar vem atuando com mais viaturas nas ruas e focando o seu patrulhamento em locais onde há grande concentração de estabelecimentos”, destacou o comandante. (L.S.)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.