Menu
em

40% dos veículos que ficam no pátio da PRF viram sucata

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem como um de seus trabalhos rotineiros a apreensão de veículos envolvidos em acidentes ou irregularidades. Embora a maioria deles seja devolvida aos proprietários após quitação de débitos e pagamento da estada no pátio do órgão, cerca de 20% deles permanecem no local. Decorrido certo período de tempo, esses veículos vão a leilão, e 40% desses são vendidos como sucata.

De acordo com o inspetor da PRF Ponta Grossa, Marcos Aurélio dos Santos, os proprietários têm um prazo de 60 dias para recuperar seus veículos. A partir deste prazo, os carros entram em processo de leilão e os proprietários são notificados de que os veículos serão leiloados, caso não retirem.

“Temos quatro pátios contratados pela PRF na região, sendo dois em Ponta Grossa, um em Imbaú e um em Irati. Há, ainda, dois pátios próprios da PRF em Tibagi e Irati. No momento, são 340 veículos retidos, entre motocicletas, automóveis e caminhões. Este total corresponde a quase 30% da capacidade total desses pátios. Desde que regularizados, todos podem retornar aos donos”, explica Santos.

Dos 340 que estão atualmente retidos, 227 já estão em processo para integrar o próximo leilão. Cerca de 60% poderá voltar a circular após a venda, e o restante terá todas as identificações suprimidas para posterior desmanche a ser feito pelos compradores.

Devolução

Os recursos oriundos da venda são aplicados para pagamento dos débitos dos veículos (licenciamento, multas, estadas, credores trabalhistas e tributários). Na hipótese de ainda restar saldo positivo após esses pagamentos, o crédito remanescente é informado pela PRF ao proprietário para que faça o saque em até cinco anos.

Detran prepara novos leilões

A Reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais foi informada que o pátio da Polícia Militar em Ponta Grossa está perto da capacidade máxima de armazenamento, principalmente com motocicletas. O 1º BPM informou que quem detém essas informações é o Detran-PR o qual, por sua vez, não autorizou foto do local, nem informou a capacidade do espaço.

A assessoria de imprensa do órgão informou, no entanto, que há 990 veículos no pátio de Ponta Grossa, e que o Detran já está preparando os próximos leilões.

No pátio da GM há 120 automóveis apreendidos, além das motocicletas (Foto: Fábio Matavelli)

Prefeitura tem 151 veículos apreendidos

A Prefeitura de Ponta Grossa informou que, no pátio da Guarda Municipal, há 87 automóveis, uma carretinha e 63 motocicletas. A capacidade total é de cerca de 120 automóveis e 100 motocicletas. Acrescentou que todos os veículos que se encontram no local hoje podem voltar aos donos, desde que sejam regularizadas as pendências (IPVA, licenciamento, multas e afins), assim como os valores relacionados às diárias e retirada do local. A incorporação de veículo à frota oficial só pode ocorrer mediante ordem judicial.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile