em

1ª Companhia da PM vai receber R$ 109 mil em investimentos

Foto: Fábio Matavelli/Arquivo DC

A sede da 1ª Companhia do 1° Batalhão de Polícia Militar, localizada no Parque Ambiental, no Centro de Ponta Grossa, vai permanecer fechada por cerca de três meses. Esse é o prazo estipulado para obras de ampliação do prédio. O investimento no local está na ordem de R$ 109 mil, com recursos do Município. A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) e o comandante do 1° BPM, Leonel José Beserra, fizeram o anúncio.

Após a conclusão, a Polícia Militar ficará com cerca de 100 m² a mais de espaço. A intenção é facilitar e fortalecer os processos administrativos da 1ª Companhia. Além da reforma, serão construídas duas novas salas e um banheiro na parte dos fundos da atual estrutura.

Enquanto as obras acontecem o atendimento administrativo da Companhia ficará centrado na sede do 1° BPM, no bairro Ronda. Já os serviços disponibilizados à população, como a confecção e impressão de Boletins de Ocorrência, vão ocorrer normalmente, durante 24h por dia, junto à Sede do Cartório da Polícia Militar, localizado anexo ao Fórum de Ponta Grossa, em Oficinas. A mudança passa a valer nesta segunda-feira (12).

“No período de reformas pretendemos deixar aqui [no Parque Ambiental] uma base móvel para orientar a população e não perdermos o ponto de referência da segurança pública na área central de Ponta Grossa”, diz o Comandante Beserra.

Sede foi alvo de polêmica no ano passado

Em julho de 2020, o então prefeito Marcelo Rangel divulgou que a Estação Paraná – um dos principais prédios históricos da cidade e que também está localizado no Parque Ambiental – deveria ser ocupada pela 1ª Companhia da Polícia Militar. No entanto, o setor cultural de Ponta Grossa não recebeu bem a informação e conseguiu barrar as pretensões.

Porém, a necessidade de ampliação para a PM permaneceu à época. O anúncio desta quinta (8) sana a questão referente à segurança pública. Já a Estação Paraná tende a abrigar um museu do Operário Ferroviário. O acervo deve ser formado em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.