em

Ponta Grossa poderá ter ‘Mapa da Violência’

O projeto de lei vai para segunda discussão na Câmara dos Vereadores nesta quarta-feira (14)

O projeto de lei é de autoria do vereador Léo Farmacêutico (Foto: Arquivo DC)

Em breve, Ponta Grossa poderá passar a contar com um “Mapa da Violência”. O projeto de lei, de autoria do vereador Léo Farmacêutico, foi aprovado em primeira discussão na sessão da Câmara dos Vereadores da última segunda-feira (12) e vai nesta quarta-feira (14) para segunda discussão no plenário.

Ele consiste na sistematização de dados estatísticos sobre homicídios, feminicídios e suicídios ocorridos na cidade para divulgação regular. De acordo com o texto, devem constar informações como georreferenciamento, caracterização sumária dos crimes e relatório com análise dos dados raciais, de gênero e idade das vítimas e área de ocorrência das ocorrências.

O projeto de lei também prevê que o Mapa da Violência de Ponta Grossa seja atualizado mensalmente no site da prefeitura municipal pela secretaria municipal de cidadania e segurança pública a partir de dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná.

“A proposição tem por objetivo municiar a população, órgãos públicos e entidades do terceiro setor de informações estratégicas, necessárias para compreender o grau de risco de cada região do nosso município”, afirma Léo Farmacêutico na justificativa do projeto.

Nela, ele também afirma que o mapa pode orientar e criar mecanismos e políticas públicas para o enfrentamento da violência e ainda auxiliar a população a avaliar e cobrar uma maior efetividade do poder público em relação ao que chama de “grave problema social”.

Veja o texto na íntegra neste link.

Mapa do Crime

O Governo do Estado, que gere as polícias, mantém no site da sua Secretaria de Segurança Pública um relatório estatístico criminal trimestral segmentado por divisões policiais regionais; porém, atualmente ele está atualizado apenas até março de 2022. Confira neste link.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.