em

Polícia apreende moto com placa mercosul clonada

Veículo com placa mercosul clonada estava parado diante do Fórum de Ponta Grossa

Foto de motocicleta com placa clonada, apreendida em Ponta Grossa, Paraná
Motocicleta foi levada à 13ª SDP e mulher identificada como proprietária terá que dar explicações / Foto: Divulgação 1ºBPM

A Polícia Militar de Ponta Grossa, no interior do Paraná, apreendeu uma motocicleta com placa clonada, na tarde dessa sexta-feira (5). O fato chama a atenção por se tratar de placa mercosul, modelo implantado no Brasil inteiro a partir de 2019, com a proposta de ser mais difícil de ser falsificada. Difícil, porém não impossível.

Placa mercosul clonada

De acordo com a PM, o veiculo apreendido estava estacionado diante do Fórum de Ponta Grossa, na Rua Leopoldo Guimarães da Cunha, Bairro Oficinas. A equipe policial passava pelo local em patrulhamento, quando constatou a moto estacionado. O QR Code, que faz parte da placa mercosul, nesse caso era apenas um adesivo.

Estudos já apontavam que seria possível clonar a placa mercosul, mas notícia de placa mercosul efetivamente clonada ainda é raridade.

O tambor de ignição do veículo também tinha alterações e a numeração do chassi estava remarcada. Foi entrado em contato com a suposta proprietária, a qual relatou ter comprado a motocicleta no final de janeiro deste ano, próximo à cidade de Castro. De posse dessas informações a equipe deslocou até a 13ª Subdivisão Policial, para as medidas cabíveis.

Implantação da placa mercosul

As placas mercosul são um capítulo à parte na história brasileira. Foram implantadas com a proposta de serem mais seguras contra fraudes, além de unificarem a forma de identificação dos veículos, sendo similares a de outros países vizinhos. No início de sua implantação – adiada algumas vezes – houve casos de caracteres apagados acidentalmente em lavacar, e o próprio Contran autorizou mudanças, devido a dificuldades na visualização das letras e números, nos primeiros modelos lançados.

Relembre o que o DCmais já publicou sobre o assunto:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.