Menu
em

Volta às aulas na rede municipal ainda está indefinida em diversas cidades da região

Em Tibagi, ano letivo inicia no dia 4 de fevereiro, mas aulas presenciais não serão retomadas antes de 28 de fevereiro (Divulgação/Prefeitura de Tibagi)

Na rede estadual de educação do Paraná, o ano letivo terá início previsto para 18 de fevereiro, em formato híbrido, com parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto o restante dos estudantes acompanha a mesma aula de maneira remota, simultaneamente. A intenção é que haja um revezamento semanal entre os estudantes (uma semana em aula remota e uma semana em aula presencial), como forma de reforçar os cuidados de prevenção à covid-19.
Já na rede municipal de ensino de cidades da região, a data da retomada das aulas, assim como o formato e as medidas específicas que serão tomadas estão sendo discutidas entre secretarias municipais de Educação e Saúde em cada município. De forma geral, a situação ainda é indefinida na região.

Tibagi
Em Tibagi, o ano letivo na rede municipal inicia no dia 4 de fevereiro, no sistema remoto (on-line), através de aplicativos, e por meio de atividades impressas. Em reunião realizada nesta terça-feira (26) entre representantes das secretarias da Saúde e Educação, o município decidiu manter suspensas as aulas presenciais até o dia 28 de fevereiro. Segundo a equipe técnica que avaliou as condições atuais da pandemia na cidade e região, ficou concluído que ainda não há índices de segurança para o retorno presencial dos alunos, professores e comunidade escolar em geral. “O momento atual é muito delicado. Durante esse período estaremos avaliando a cada dia a evolução da pandemia na nossa cidade para que possamos ter segurança ao retorno às aulas presenciais”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Anne Elize Wrobel.

Castro
Em Castro, profissionais da Secretaria Municipal de Educação estão se reunindo nesta semana para decidir como será a a retomada das aulas na rede municipal de ensino, tanto nas escolas quanto nos centros municipais de educação infantil. A secretária de Educação, Rejane Nocera, deve divulgar um comunicado oficial sobre o assunto na sexta-feira (29).

Jaguariaíva
Em Jaguariaíva, conforme a a secretária municipal de Educação e Lazer, Erla Maria Ribeiro de Mello, o planejamento de ações está sendo feito para que as aulas sejam retomadas no dia 8 de fevereiro, no sistema híbrido. A liberação depende ainda Secretaria Estadual da Saúde e aval do Comitê de Retorno às Aulas Presenciais. Nesta terça-feira, a secretaria deu início, no Cineteatro Municipal Valéria Luercy, às formações e reuniões para aprimoramento da qualidade dos serviços dos profissionais da educação e para alinhamento dos profissionais com o plano de ação 2021.
Na primeira fase da formação, serão focados os protocolos de segurança nas escolas contra a covid-19. Diretores, motoristas, serviços gerais, assessores pedagógicos, merendeiras e outros profissionais da educação vão participar. A formação segue até dia 5, com treinamentos, palestras técnicas e planejamento das atividades nas unidades.

Telêmaco Borba
Com data provável de retomada das aulas em 18 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação está se organizando para planejar de que forma se dará a retomada das aulas na rede municipal.

Palmeira
Será realizada uma reunião nesta semana, entre o prefeito Sérgio Belich e a secretária de Educação, Andrieni Caldas de Paula, para definir os detalhes sobre a volta às aulas.

Carambeí
A secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Harms, afirma que as aulas da rede municipal iniciam dia 10 de fevereiro. No entanto, a forma como as aulas serão retomadas ainda estão sendo discutidas. “Estamos aguardando orientações do Núcleo de Educação e em discussões com a Secretaria Saúde para definir se as aulas serão no formato híbrido, presencial ou remoto”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile