Foi realizado na última semana em Ponta Grossa, com o apoio e a organização da agência de comunicação BlaBlu, o 1º Workshop de Inovação Unium. O evento, que contou com a presença das presidências e diretorias da Capal, Castrolanda e Frísia, teve como objetivo demonstrar mecanismos e ferramentas para que a cultura da inovação seja amplamente difundida em todos os níveis, gerando soluções e criando novas oportunidades de negócios para a Intercooperação.
Durante uma das atividades os participantes puderam assistir a uma palestra do dinamarquês Peter Kronstrøm, que apresentou 14 mega tendências estudadas pelo CIFS (Copenhagen Institute for Future Studies) – instituição que elabora estudos de cenários futuros desde a década de 70, influenciando tomadas de decisão em grandes corporações em diversos Países. Todos esses dados terão ou estão tendo implicações nas empresas e nos negócios ao redor do mundo, além de serem inovadoras no agronegócio.
Para Kronstrøm, o agro é uma área que é importante não apenas para o Brasil mas também para o futuro do abastecimento do planeta. “Entender como será o agronegócio do futuro e como será a sua relação com a sociedade do futuro é fundamental", avaliou. O palestrante também se sentiu inspirado ao ver como os gestores das cooperativas estão realmente preocupados com a inovação no modelo de negócio. "É preciso se reinventar para manter-se relevante junto ao consumidor e buscar um vínculo cada vez mais próximo entre consumidor final e produtor", disse.
Os participantes ainda puderam ter uma experiência prática do processo de inovação. Iuri Coutinho, da Noviggi Workshops para Inovar, responsável pelo desenvolvimento do Workshop, proporcionou aos participantes o contato com diversas ferramentas que visam auxiliar nos processos de inovação, permitindo que eles saíssem com diversas ideias que buscam surpreender consumidores e impactar fortemente os resultados da Intercooperação.
O gerente de Marketing da Unium, Cracios Consul, avaliou positivamente o evento e comentou que o1º Workshop de Inovação da Unium representou um momento inédito. “Este fórum nos provocou a pensar em inovação e como ela deverá influenciar em nossos negócios no futuro. O futuro não é estático, pelo contrário, é dinâmico. Somente empresas dinâmicas conseguirão entendê-lo e competir com sucesso no mercado. Este é apenas o primeiro passo”, declarou.
Para Tulio Filho, diretor de Planejamento da agência digital BlaBlu, o evento pode também ser considerado um alinhamento entre as iniciativas de inovação das três cooperativas que integram a Unium.