em

Sérgio Belich define secretariado de Palmeira com redução de pastas

Foto: Arquivo DC/José Aldinan de Oliveira

O prefeito eleito de Palmeira, Sérgio Belich (DEM), concedeu entrevista ao portal dcmais e jornal Diário dos Campos nesta quinta-feira (17). Ele chega ao poder executivo pela primeira vez e estabelece como prioridade a transparência. Outra ação é a redução do secretariado, que antes tinha 12 pastas. Agora são sete nomes e todos estão definidos pela nova gestão da cidade de 34 mil habitantes.

“Na verdade a reforma ainda não foi feita. A gente vai encaminhar a reforma no ano que vem para que alguns departamentos sejam acoplados a algumas secretarias. Nós não vamos indicar secretário para cinco secretarias que existem. É uma questão estratégica e econômica. Essas secretarias vão ficar apenas com os cargos internos para gestão”, explica. Só em salários a economia deve chegar a R$ 800 mil por ano.

Entre os nomes escolhidos chama a atenção o de Andrieni Caldas. Ela foi convidada a permanecer na secretaria de Educação mesmo em grupo de oposição.

“Foi a secretaria em que a gente teve a maior dificuldade de fazer um trabalho de escolha. Convidamos algumas pessoas para assumirem, mas as pessoas não se sentiram à vontade em razão de compromissos particulares. Além disso houve o tempo curto pela postergação da eleição. Assim, resolvemos traçar uma nova estratégia e pegar uma pessoa que já está dentro da área. Conversamos com ela [Andrieni] para assumir esse início de mandato”, justifica.

Relação com o governador

Apesar de não ter recebido apoio do PSD – partido do governador Ratinho Junior e que teve candidatura própria em Palmeira, Belich assegura uma proximidade com o governo paranaense. Inclusive revela um encontro com o vice-governador Darci Piana.

“Ele nos recebeu muito bem e conversamos bastante. Conhecemos muita gente ligada à área política e com certeza vamos fazer com que isso possa beneficiar o município.

Câmara Municipal

A chapa majoritária de Sérgio Belich tinha somente DEM e PP. Desses partidos foi eleito apenas o vereador Egon Krambec (DEM) – justamente o mais votado do município, com 1.054 votos.

“É uma cidade pequena então a gente conhece todos os vereadores eleitos e já conversamos com todos eles. Acho que a Câmara tem que fazer o seu papel que é fiscalizar o executivo: o prefeito, vice-prefeito e secretários. Não é só uma obrigação. Eu quero que eles façam esse papel”, garante.

Saúde

Ao final da entrevista, o prefeito eleito abordou tema considerado central para a gestão. Na saúde, Belich comemora a assinatura de convênio da Santa Casa com o governo do estado, o que permite a continuidade dos atendimentos.

O prefeito também revela que pessoas ligadas ao Hospital Madre Tereza de Calcutá estão interessadas na reabertura do local, fechado em janeiro por irregularidades.

A nova gestão não pretende criar uma ‘concorrência’ entre as instituições. A figura do secretário Giovatan Bueno, que já atuou como chefe da 3ª Regional de Saúde, será importante ao longo de possíveis negociações.

Nomes das pastas administrativas

Secretaria de Finanças e Gestão Pública
Marcos Antônio Bordinhão

Secretaria de Obras e Urbanismo/Secretaria de Desenvolvimento Urbano
Fernando Capraro

Secretaria de Desenvolvimento Rural
Fernando Voltarelli

Secretaria de Saúde
Giovatan Souza Bueno

Secretaria Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico, Relações Públicas e Meio Ambiente
Rodrigo Hanizcieviecz

Secretaria Assistência Social
Mario Wieczoreck

Secretaria de Educação
Andrieni Caldas

Procurador Geral do Município
Eduardo Rocha Mezzadri

Por Felipe Liedmann

Confira a entrevista na íntegra

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.