em

Safra de verão deve ter aumento de plantio de soja, no Paraná

A previsão inicial é que as lavouras de soja e milho somem mais de 6,2 milhões de hectares (foto: divulgação)

A safra de verão 2023/2024 deve ter, mais uma vez, aumento do plantio de soja. De acordo com projeção do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), aponta para uma elevação na área de soja e redução no milho.

A previsão inicial é que as lavouras de soja e milho somem mais de 6,2 milhões de hectares, com a perspectiva de colheita de 25,4 milhões de toneladas.

O Produto Interno Bruto (PIB) paranaense cresceu 9,16% no primeiro trimestre de deste ano e boa parte da expansão deveu-se ao setor agropecuário, que contribuiu com 38,32%. O Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária do Paraná atingiu, em 2021, R$ 180,6 bilhões, avançando, em média, 5% ao ano desde 2012.

O aumento da produção agrícola deve-se à profissionalização dos produtores, às novas cultivares e equipamentos. Mas, há outro integrante na equação que soma números gigantescos: os engenheiros agrônomos.

“Com a crescente demanda por alimentos, o setor agrícola tem se tornado cada vez mais importante. Nesse contexto, o engenheiro agrônomo é um profissional fundamental para o sucesso do produtor rural. Ele é responsável por planejar, gerenciar e executar atividades relacionadas à produção agrícola, desde a escolha das sementes até a colheita e comercialização dos produtos”, ressalta o Engenheiro Agrônomo Orley Jayr Lopes.

Novo perfil

As rápidas transformações que estão chegando ao campo exigem um novo perfil de Engenheiro Agrônomo, segundo Cesar Veronese. “Com as tecnologias que não param de surgir, o mercado tem procurado profissionais especializados e adaptados a essa realidade. Isso exige preparação e capacitação constante para a pesquisa, a difusão de conhecimentos e a assistência técnica. Quem tiver vontade, amor pela Agronomia e se especializar, terá futuro promissor”, prevê Veronese.

Números

Segundo dados do Crea-PR, há mais de 20 mil Engenheiros Agrônomos no Estado. Desses 18.609, 84,7% são homens e 15,3% são mulheres.

Distribuição dos profissionais pelas Regionais do Crea-PR:

Curitiba – 24,76%;

Maringá – 17,87%;

Cascavel – 15,58%;

Londrina – 14,18%;

Guarapuava – 7,83%;

Pato Branco – 7,46%;

Ponta Grossa – 7,22%;

Apucarana – 5,09%.

Leia mais: Saiba em qual cidade mora o novo milionário do Nota Paraná

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.