em

Profissionais da enfermagem do PR vão eleger nova diretoria do Coren

Maria Goretti David Lopes é candidata ao Conselho Regional de Enfermagem do Paraná da Chapa 1

Os profissionais da enfermagem participam no próximo dia 8 das eleições para a escolha dos integrantes do novo plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR).

O estado tem 108 mil inscritos e a votação será pela internet. Apenas os adimplentes junto ao Coren/PR, previamente cadastrados junto ao site eleitoral na página do Conselho Federal do de Enfermagem, poderão votar.

O cadastro vai gerar uma senha, que permitirá o voto ao profissional inscrito no período de 24 horas, a partir das 8 horas da manhã do dia 8 de novembro.

Avançar

Entre as propostas apresentadas pela Chapa 1, Tempo de Avançar, está o fortalecimento da Enfermagem no estado com ações de garantia e de fiscalização dos serviços de saúde.

Além disso, segundo os integrantes da chapa, a proposta que apresenta maior diferencial e que é a grande expectativa dos profissionais é que pretende promover a ampliação de serviços e benefícios voltados à atenção e proteção dos inscritos do Coren/PR.

“Como fiz parte da atual gestão do conselho, como diretora executiva; já organizamos estruturalmente o Coren/PR com nova sede da autarquia, realização do Concurso Público, investimentos em tecnologia e sistemas de informação, promoção de encontros sobre o Novo Código de Ética da Enfermagem, consideramos propor neste atual momento um olhar do Conselho voltado para a ampliação de serviços e benefícios para os inscritos”, explicou a enfermeira da Chapa 1, Maria Goretti David Lopes.

Expectativa

A expectativa dos profissionais em torno da proposta é confirmada pelas técnicas de enfermagem de Ponta Grossa, Ana Paula Tozetto e Edna Maria Neves, que também são integrantes da Chapa 1.

Segundo as técnicas, que atuam na linha de frente da assistência de enfermagem, os profissionais da cidade e da região aguardavam uma proposta neste sentido, para um cuidado das garantias destes trabalhadores.

Formação

Outro ponto debatido constantemente na região de Ponta Grossa, é a questão da capacitação profissional. “Como a região é um polo formador de profissionais, com excelentes cursos técnicos e de graduação na área, a chapa 1 Tempo de Avançar , pretende fortalecer as ações do Coren Atualiza, levando a oportunidade de cursos para todos.

“Atualização e capacitação constantes são uma exigência hoje para todas as profissões, qualificando nossa atuação”, explicam as integrantes da Chapa 1, representando a região de Ponta Grossa.

Atribuições

Como proposta inovadora para fazer ampliar o reconhecimento profissional está uma aliança entre as entidades que representam os enfermeiros.

“Em toda minha vida profissional atuei nas organizações da Enfermagem. Comecei no Sindicato dos Enfermeiros do Paraná, depois duas gestões na Associação Brasileira de Enfermagem e mais recentemente fui diretora executiva do Coren/PR. Aprendi muito e sei quais são as atribuições das nossas entidades de classe, por isso defendemos a criação de uma aliança entre Coren/PR, ABEn/PR e Sindicato da Saúde/Enfermagem para termos força e avançarmos nas conquistas para a enfermagem paranaense”, afirma Maria Goretti.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.