em

Prefeitura realiza atividades em comemoração ao Dia da Mulher

Como parte das ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher a Secretaria Municipal de Saúde, através Equipe de Saúde da Família da unidade de saúde do Jardim Arapongas realizou nesta terça-feira (08) uma manhã de atividades com palestras e café especial em homenagem as pacientes da ESF.

A palestra ministrada pela enfermeira Gisele Bach do Senac, teve como tema a valorização da mulher. A coordenadora da unidade, Arielly Rodrigues destaca que o papel da ESF vai além do atendimento ao paciente. “ É por isso que a unidade de saúde tem essa característica de vínculo com os usuários, que é muito mais que atender o paciente quando está doente, mas é também trabalhar a saúde preventiva, e dentro dessas ações de promoção da saúde, cabem atividades como essa que estamos realizando hoje”, diz.

A aposentada Lucília Lemes Vilela, de 79 anos, é paciente da ESF do Jardim Arapongas e sempre participa das ações realizadas na unidade. “ Acho muito importante essas atividades realizadas pela Saúde, acredito que a ideia do ‘posto de saúde’ hoje é essa, os profissionais da unidade nos conhecem, nos visitam em casa, para saber se estamos bem ou não, antes não era assim, hoje temos também o médico pertinho de casa”, declara.

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial também realizou uma tarde especial em homenagem as mulheres que são pacientes da unidade. Em parceria com  o Salão Madame Liss by Emiliane Rabe, que cedeu os profissionais de beleza para fazer corte de cabelo, maquiagem e sobrancelha das participantes. As atividades aconteceram no espaço da Escola Tec Up, e reuniram cerca de 30 mulheres.

A coordenadora do Caps Claudia Maria Telles diz que essas atividades são também um estímulo para as pacientes. “É preciso também que elas lembrem-se que  a autoestima é parte importante da nossa saúde, e por isso, as atividades escolhidas vão contribuir muito, é um momento para elas, para que se sintam mais bonitas e felizes. Por isso agradecemos a parceria com os profissionais do Salão Madame Liss by Emiliane Rabe e da Escola Tech Up”, conclui.

Além disso, durante todo o mês de março serão desenvolvidas várias ações simultâneas nas unidades como palestras, orientações e coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau).

 

Serviços Assistenciais também realizam ação em comemoração ao Dia da Mulher

A Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social também realizou uma tarde de atividades especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no salão do Clube dos Alemães. O encontro reuniu mais de 200 usuárias do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoa idosa. Também participaram do evento a Secretária da pasta Damisa Martins Gomes, a vereadora Maria de Fátima Barth Castro e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Isalet Alves Polistchuk.

Para a secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Damisa Martins Gomes, o objetivo do encontro é que as usuárias tenham um dia de comemoração e reflexão sobre a função da mulher na sociedade e sobre a história de luta da mulher ao longo dos anos. “O encontro de hoje tem esse intuito fazer com que essa mulher multifuncional, que trabalha fora, cuida da casa, cuida dos filhos, e ainda precisa encontrar tempo para cuidar de si, se sinta orgulhosa enquanto mulher, esposa e mãe”, destaca Damisa.

A assistente social Rosmeri Dalazoana Gebeluka, trouxe a palestra com o tema ‘Mulher: Avanços históricos na conquista de direitos e desafios contemporâneos’. O tema proposto teve como objetivo dar visibilidade as conquistas e direitos que historicamente as mulheres vem alcançando. “Fazendo com que elas reflitam sobre as conquistas, avanços e desafios que as mulheres ainda enfrentam como salário, igualdade de gênero, tripla jornada e a violência”, salienta.

Para a usuária do CRAS Consulesa, Maria Candida Oliveira e Silva, as atividades divertiram muito e trouxeram muito a refletir. “Por isso considero muito importante  nossa participação hoje, além de retribuir todo o carinho que elas dedicam a nós, podemos refletir sobre a nossa história que é muito importante, e ainda ter um momento de descontração”, diz.

O encontro ainda foi marcado pela apresentação do Coral de Idosos do Serviço de Convivência do CRAS Consulesa Helena Van Den Berg e Centro Ocupacional do Idoso (COI), apresentações de dança com as usuárias do CRAS Consulesa e dança teatral com o Centro da Juventude (CEJU).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.