Como parte das ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher a Secretaria Municipal de Saúde, através Equipe de Saúde da Família da unidade de saúde do Jardim Arapongas realizou nesta terça-feira (08) uma manhã de atividades com palestras e café especial em homenagem as pacientes da ESF.
A palestra ministrada pela enfermeira Gisele Bach do Senac, teve como tema a valorização da mulher. A coordenadora da unidade, Arielly Rodrigues destaca que o papel da ESF vai além do atendimento ao paciente. É por isso que a unidade de saúde tem essa característica de vínculo com os usuários, que é muito mais que atender o paciente quando está doente, mas é também trabalhar a saúde preventiva, e dentro dessas ações de promoção da saúde, cabem atividades como essa que estamos realizando hoje, diz.
A aposentada Lucília Lemes Vilela, de 79 anos, é paciente da ESF do Jardim Arapongas e sempre participa das ações realizadas na unidade. Acho muito importante essas atividades realizadas pela Saúde, acredito que a ideia do ‘posto de saúde’ hoje é essa, os profissionais da unidade nos conhecem, nos visitam em casa, para saber se estamos bem ou não, antes não era assim, hoje temos também o médico pertinho de casa, declara.
O CAPS Centro de Atenção Psicossocial também realizou uma tarde especial em homenagem as mulheres que são pacientes da unidade. Em parceria com o Salão Madame Liss by Emiliane Rabe, que cedeu os profissionais de beleza para fazer corte de cabelo, maquiagem e sobrancelha das participantes. As atividades aconteceram no espaço da Escola Tec Up, e reuniram cerca de 30 mulheres.
A coordenadora do Caps Claudia Maria Telles diz que essas atividades são também um estímulo para as pacientes. É preciso também que elas lembrem-se que a autoestima é parte importante da nossa saúde, e por isso, as atividades escolhidas vão contribuir muito, é um momento para elas, para que se sintam mais bonitas e felizes. Por isso agradecemos a parceria com os profissionais do Salão Madame Liss by Emiliane Rabe e da Escola Tech Up, conclui.
Além disso, durante todo o mês de março serão desenvolvidas várias ações simultâneas nas unidades como palestras, orientações e coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau).
Serviços Assistenciais também realizam ação em comemoração ao Dia da Mulher
A Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social também realizou uma tarde de atividades especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no salão do Clube dos Alemães. O encontro reuniu mais de 200 usuárias do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoa idosa. Também participaram do evento a Secretária da pasta Damisa Martins Gomes, a vereadora Maria de Fátima Barth Castro e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Isalet Alves Polistchuk.
Para a secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Damisa Martins Gomes, o objetivo do encontro é que as usuárias tenham um dia de comemoração e reflexão sobre a função da mulher na sociedade e sobre a história de luta da mulher ao longo dos anos. O encontro de hoje tem esse intuito fazer com que essa mulher multifuncional, que trabalha fora, cuida da casa, cuida dos filhos, e ainda precisa encontrar tempo para cuidar de si, se sinta orgulhosa enquanto mulher, esposa e mãe, destaca Damisa.
A assistente social Rosmeri Dalazoana Gebeluka, trouxe a palestra com o tema ‘Mulher: Avanços históricos na conquista de direitos e desafios contemporâneos’. O tema proposto teve como objetivo dar visibilidade as conquistas e direitos que historicamente as mulheres vem alcançando. Fazendo com que elas reflitam sobre as conquistas, avanços e desafios que as mulheres ainda enfrentam como salário, igualdade de gênero, tripla jornada e a violência, salienta.
Para a usuária do CRAS Consulesa, Maria Candida Oliveira e Silva, as atividades divertiram muito e trouxeram muito a refletir. Por isso considero muito importante nossa participação hoje, além de retribuir todo o carinho que elas dedicam a nós, podemos refletir sobre a nossa história que é muito importante, e ainda ter um momento de descontração, diz.
O encontro ainda foi marcado pela apresentação do Coral de Idosos do Serviço de Convivência do CRAS Consulesa Helena Van Den Berg e Centro Ocupacional do Idoso (COI), apresentações de dança com as usuárias do CRAS Consulesa e dança teatral com o Centro da Juventude (CEJU).