O brasileiro está tendo a oportunidade de comprar peixe ou consumir pratos produzidos à base do produto com melhores preços, além de conhecer as vantagens nutricionais desse tipo de alimento. Acontece em todo o País, até hoje, 15 de setembro, uma campanha que já se firmou no calendário nacional e se estabeleceu como um dos três mais importantes períodos de venda de peixe no Brasil. Os donos de pequenos negócios vêm aumentando a participação neste mercado e hoje são responsáveis por metade de todo o peixe produzido no País. Esses produtores respondem por 640 mil toneladas de peixe e movimentam cerca de R$ 4 bilhões por ano.
O Sebrae tem participado das mobilizações em torno da Semana Nacional do Peixe, juntamente com o Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura (Compesca), para estimular o aumento do consumo. Nos últimos quatro anos, quando se intensificou a participação das pequenas empresas no segmento da aquicultura e pesca, o Sebrae atendeu 6.800 empreendedores do meio rural do segmento da piscicultura em programas e consultorias, com investimento de cerca de R$ 31 milhões.
Nos últimos anos, a aquicultura brasileira tem experimentado constantes transformações, consolidando-se como uma das principais atividades do agronegócio brasileiro e, segundo dados do IBGE e de outros órgãos do governo federal, a produção nacional de pescado em 2014 foi de 1.326.726 toneladas, sendo que, desse total, 765.287 toneladas foram de origem da pesca, representando 57,68%; e 561.439 toneladas advindos da aquicultura, 42,31%.
A tilápia é a variedade de peixe mais produzida no país e onde os pequenos negócios mais têm se destacado. O Paraná é atualmente o maior produtor brasileiro e é onde se verifica uma forte atuação de cooperativas que têm conseguido levar sua produção para todo o país. Somente nas cidades de Toledo e Cascavel existem 22 frigoríficos de peixes de cultivo.