em

Pedro Ivo se posiciona como ‘voz da direita’ em Carambeí

Candidato do PROS já foi vereador e tenta o poder executivo pela 1ª vez

Foto: José Aldinan de Oliveira

Pedro Ivo, do PROS, foi o terceiro entrevistado pelo portal dcmais e jornal Diário dos Campos entre os postulantes à Prefeitura de Carambeí. Em 16 anos, esta é a quinta eleição em que ele está envolvido; quarta em que concorre oficialmente. As anteriores foram para o legislativo do município e sempre filiado em partidos diferentes: PFL, PPS, PSD e PTB, respectivamente.

“Quero pedir escusas à sociedade por não ter sido inteligente a ponto de ter estudado as vertentes políticas e ter me filiado a partido de esquerda. Tudo na nossa vida é uma questão de evolução. Hoje, jamais vou me filiar a um partido de esquerda por mais que perca votos. O jogo político é tão pesado que alguns tentam te aniquilar”, expõe Pedro Ivo, que esteve na Câmara na gestão 2009-2012 pelo PPS.

Questionado sobre a queda de votos nos pleitos seguintes, o candidato optou por ser enfático. “Não existe um método para você ganhar votos da forma ética e moral. Na época foi vendido pela imprensa que houve um complô [referência à cassação do ex-prefeito Osmar Rickli]. O meu perfil é diferente. Se eu tivesse participado de negociatas políticas, estaria desde os primórdios em repartição pública”.

“Não vivo da política. Sou um trabalhador por excelência como a minha comunidade sabe”, acrescenta o candidato, que diz defender a bandeira bolsonarista e apresenta apoio do deputado federal Toninho Wandscheer.

Plano de governo

Caso seja eleito, o ex-vereador promete como primeiro ato destituir o cargo de ‘Chefe de Gabinete’, o que poderia gerar uma economia de R$ 400 mil segundo o candidato. No setor viário, a pretensão é dar andamento a projetos como do ‘Contorno Sul’ e do ‘Contorno Norte’, criando novos acessos à cidade.

Já na zona rural, uma das preocupações de Carambeí é manter estradas com pavimentação adequada. Pedro Ivo foi questionado pelo Sindicato Rural sobre a situação.

“A nossa cidade é relativamente pequena e eu diria que é um tanto quanto fácil fazermos a manutenção. É justo e digno darmos condições para as pessoas escoarem a produção. Pode ser feito patrolamento, cascalhamento e existe a possibilidade de fazermos até um calçamento com pedra irregular”, pontua.

Foto: José Aldinan de Oliveira

Uma das metas da candidatura do PROS é se debruçar sobre os contratempos do transporte escolar, incluindo dos universitários. Pedro Ivo defende que o município deve subsidiar o deslocamento para estudantes de acordo com critérios sociais e econômicos. O valor partiria de percentual baixo da secretaria de Educação.

Assim como outros concorrentes, o ex-vereador projeta criar a secretaria de Agricultura em Carambeí e enxugar o gasto público. A fórmula adotada seria junção de pastas já existentes. Um dos exemplos usados seria a fusão de Cultura e Esporte.

Outro tema recorrente é a abertura da Guarda Municipal, que o candidato faz questão de nomear como Polícia Municipal. Pedro Ivo aprova o uso de armas letais pela GM. “Tanto arma letal quanto cassetete eletrônico. Teria todos os poderes. Faz parte da segurança pública com todas as letras”, arremata.

A longo prazo há meta de incentivar o crescimento industrial do município, criando incentivos fiscais para as empresas. “Temos que criar o nosso Distrito Industrial”, afirma. Ao mesmo tempo, o objetivo é enxugar a máquina. “Vamos reduzir o número de cargos comissionados e congelar o salário dos cargos em comissão até por uma questão do pós-pandemia. Precisamos ser sensatos”.

Considerações finais

No encerramento da entrevista, Pedro Ivo relembrou a origem simples e cutucou a ‘velha política’.“A nossa governança não pode ser pífia e ser como a maioria, que só pensa numa classe política ou em uma pequena parcela da sociedade. Vamos tratar a coisa pública como se nossa fosse. Vamos dar tratamento diferenciado a Carambeí apenas fazendo uma gestão eficiente”, conclui.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.