em

Paraná desativa 671 leitos exclusivos para pacientes da covid

Foto: Gilson Abreu / AEN

O Governo do Paraná desativou nesta semana mais 671 leitos exclusivos para atendimento de pacientes contaminados pelo coronavírus. Com a mudança, o Estado passou de 1.487 leitos para 816 – redução de 45,1%. Dos leitos retirados, 312 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 359 de Enfermaria/Clínicos.

Com a alteração proporcionada no início de 2022, o Paraná dispõe de 427 UTIs exclusivas para pacientes covid e 389 enfermarias com a mesma finalidade.

Esta redução teve impacto na taxa de ocupação dos leitos exclusivos para contaminados pelo coronavírus. Há uma semana, antes da diminuição, o Paraná tinha taxa que variava entre 20% e 22%. Já o informe divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Saúde (SESA) mostra ocupação que varia entre 37% e 43%.

Ponta Grossa

Conforme boletim diário divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ponta Grossa dispõe de 70 leitos covid. Eles estão divididos em 43 de Enfermaria/Pronto Atendimento e 27 de UTI/Pronto Atendimento.

Nesta quarta-feira, 18 pacientes ocupavam as camas hospitalares que ficam no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). Dez deles estavam em UTIs e o restante na Enfermaria.

Macrorregiões

As quatro macrorregiões do Paraná foram impactadas pela redução. Em números absolutos, as que mais sofreram interferência foram a Oeste e Noroeste. A primeira ficou com 85 leitos exclusivos, sendo apenas três deles de Enfermaria. Já a região Noroeste soma 80 leitos desde o início da semana.

Por fim, a Macrorregião Norte passou de 264 para 180 leitos exclusivos, enquanto a Leste (onde está Ponta Grossa) foi de 759 para 471.

Aumento da demanda força prefeitura de BH a ampliar leitos

Diante do crescente número de pacientes com problemas respiratórios e sintomas gripais buscando atendimento em unidades públicas de saúde de Belo Horizonte (MG), a prefeitura da capital mineira anunciou que vai ampliar o atual número de leitos para internação hospitalar. A informação foi confirmada pela Agência Brasil.

Em nota, a prefeitura informou que a abertura de até 70 leitos de enfermaria para atender pacientes que precisem ser internados por questões respiratórias está prevista para ocorrer até o próximo fim de semana.

Ainda na nota, a pasta esclarece que os pacientes com sintomas gripais podem, se necessário, ocupar leitos de Unidades de Terapia Intensiva e de enfermarias destinados ao atendimento de pessoas com covid, mesmo que a infecção pelo novo coronavírus ainda não tenha sido diagnosticada, pois os sintomas das doenças são semelhantes. A capital mineira dispõe atualmente de 667 leitos exclusivos para pessoas contaminadas pelo coronavírus.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.