em

Papagaio exótico é apreendido pela Polícia Ambiental em Palmeira

Mulher foi autuada em R$ 5,5 mil e animais foram recolhidos pela Polícia Ambiental

Foto: Divulgação

A Polícia Ambiental apreendeu, nessa terça-feira (26), dois papagaios que estavam no quintal de uma residência em Palmeira. De acordo com a polícia, uma denúncia levou as equipes até o imóvel onde, em vistoria, foram encontradas as duas aves. Um deles era da espécie Amazona aestiva – o “papagaio verdadeiro”. O outro era da espécie papagaio-do-mangue (Amazona amazonica), considerada exótica na região Sul, segundo informou o Instituto Água e Terra (IAT). Decreto de 2018 também inclui a espécie na lista de aves ameaçadas de extinção a médio prazo.

A apreensão se deu diante da confirmação de que não existiam as devidas autorizações do órgão ambiental competente para a presença dos animais no imóvel. Diante dos fatos, as aves foram recolhidas, foi lavrado um termo circunstanciado em desfavor da proprietária e auto de infração ambiental no valor de R$ 5,5 mil.

Papagaio exótico

De acordo com a Fundação Jardim Zoológico de Brasília, o papagaio-do-mangue mede entre 31 e 34 cm de comprimento e pesa entre 298 e 469 gramas. Apresenta plumagem geral na coloração verde. Tem o espelho (pequena parte das penas das asas) e uma marca na cauda de cor laranja. O bico é amarelado na base, com o restante cinza escuro.

Tem o nome de papagaio do mangue devido a habitarem esses ecossistemas nas regiões costeiras. Dessa forma, provavelmente, essa foi a espécie de papagaio primeiro observada pelos portugueses ao chegarem na costa brasileira.

Ocorrem em quase todo o Brasil, com exceção da região Sul. Mundialmente há registros em países como Colômbia, Peru, Bolívia, Venezuela e no leste dos Andes.

Relembre:

Polícia faz apreensão recorde de pássaros silvestres

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.