Menu
em

Oferta de ações da Copel não vai afetar fatura, afirma presidente

Foto: Reprodução

Nesta terça feira (15), o presidente Companhia Paranaense de Energia (Copel), Daniel Pimentel, afirmou que a privatização não irá afetar o valor da fatura para o bolso dos consumidores.

Oferta de ações da Copel

Vale lembrar que a privatização da companhia foi oficializada nesta segunda-feira (14), após R$ 4,5 bilhões serem repassados para a Bolsa de Valores. Incialmente, as ofertas de ações da bolsa movimentaram cerca de R$ 5,2 bilhões.

Em entrevista a Jovem Pan News Curitiba, o presidente da Copel afirmou que, na prática, a privatização não vai mudar o valor final da tarifa da conta de luz. Visto que a tarifa é definida pela Aneel, tanto nos 26 Estrados Brasileiros como no Distrito Federal.

Leia a matéria completa no portal RIC mais, parceiro do DCmais.

Atuação do Governo do Estado

O Governo do Estado Paraná emitiu nota sobre a oferta das ações da Copel. De acordo com o comunicado, “com a conclusão do processo, o Estado do Paraná se manterá como acionista relevante, o único com direito a uma Golden Share, ação de classe especial que garante poder de veto em determinadas decisões da companhia, tais como a manutenção de sua sede no Estado do Paraná e investimento mínimo na distribuição de energia”, diz o texto.

O governo estadual ainda ressaltou as áreas que devem receber os recursos arrecadados: habitação, educação, infraestrutura urbana e rodoviária e sustentabilidade.

‘Privatização’?

Durante a venda das ações, os seguintes bancos fizeram as reservas como coordenadores da oferta: Banco BTG Pactual S.A.; Banco Itaú BBA S.A.; Banco Bradesco BBI S.A.; Banco Morgan Stanley S.A.; e UBS Brasil Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A..

A Companhia ainda anunciou que existe a possibilidade da comercialização das ações para países do exterior. A Copel ainda trata o assunto como uma distribuição de ações na Bolsa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile