Menu
em

Paraná capacita pais e educadores sobre cuidados ao autista

Reprodução AEN

O Governo do Estado oferta desde 2021 a capacitação multiprofissional em Análise do Comportamento (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O treinamento, que ocorre de maneira virtual por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (Espp), é direcionado para pais e cuidadores e, qualificou, até esta terça-feira (2), 34.204 alunos.

Leia também: Escolas poderão ter atendimento a portadores de autismo no PR

Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o número de pessoas capacitadas é expressivo e mostra um impacto positivo do acesso à educação em saúde. “A Análise do Comportamento é uma metodologia reconhecida internacionalmente, com comprovação científica, que tem em vista aumentar a qualidade de vida da pessoa autista, sendo uma grande ferramenta de auxílio a pais e tutores”, avalia.

Buscando expandir o cuidado e o manejo da pessoa com suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo, o curso possui uma carga de 20 horas, abordando desde a categorização e definição do autismo, até metodologias e atividades para aplicar no dia a dia, como aprendizagem através de brincadeiras. O treinamento gratuito e pode ser acessado AQUI.

Considerado um transtorno do neurodesenvolvimento com início na infância, o autismo pode afetar a capacidade de comunicação e interação de indivíduos. Seus sintomas variam de paciente para paciente, sendo os mais comuns as dificuldades de comunicação, dificuldade nas interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile