em

Município do PR registra mais de 40 denúncias sobre fogos barulhentos no Réveillon

Foto Ilustrativa/Divulgação

Com uma lei que proíbe fogos de artifício barulhentos em vigor desde 2018, Londrina, município do Norte do Paraná, registrou 43 denúncias entre os dias 31 de dezembro de 2023 e o dia 1º de janeiro de 2024.

Leia mais: https://dcmais.com.br/ponta-grossa/virou-lei-pg-proibe-fogos-de-artificio-com-barulho/

Segundo o Portal Ric (parceiro do DCmais), a população fez denúncias pelo telefone 153, da Guarda Municipal. Os registros foram enviados para a Secretaria Municipal do Ambiente, que fará análise. Conforme a lei municipal, a multa para quem solta fogos com estampido é de R$ 500. Em caso de reincidência, pode chegar a R$ 2.000.

A Secretaria Municipal de Defesa Social irá conceder entrevista, na tarde desta quarta-feira, quando deve divulgar bairros da cidade com queixas.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, este foi o primeiro Ano Novo com uma lei semelhante à de Londrina em vigor. Aprovada em junho de 2023, a lei 14.665/2023 só entrou em vigor no dia 15 de dezembro, quando a Prefeitura publicou um decreto que regulamenta a legislação.  

Desde que a nova lei entrou em vigor, uma denúncia foi registrada no dia 27 de dezembro. Sobre as denúncias realizadas no Réveillon – época em que tradicionalmente os fogos de artifício são mais utilizados -, a Prefeitura não repassou nenhuma informação até o momento.

O fim dos fogos de artifício com estampido tem como objetivo proteger pessoas com sensibilidade auditiva, como crianças, idosos e, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também os animais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.