em

Motociclista viaja 2.300 Km para vir a festival em Ponta Grossa

Robson Santana chegou a PG nessa sexta-feira / Foto: José Aldinan - Diário dos Campos

Motociclistas de diversos estados se reúnem, a partir desta sexta-feira (23), em Ponta Grossa. É o lançamento de um festival em Ponta Grossa. O Festival Rota 01 é um evento que celebra o aniversário da primeira viagem de mototurismo das Américas. Em 1923, o Diário dos Campos estava presente noticiando a viagem de Ricardo Wagner e Afonso Lange, rumo a Antonina, cada um em sua motocicleta. Agora, 101 anos depois, quem gosta de viajar de moto revive esse momento em um encontro que inicia no entorno do SESC Estação Saudade.

Festival Rota 01 em Ponta Grossa

Um dos primeiros a chegar ao endereço do festival em Ponta Grossa foi Robson Roberto Pinheiro Santana, que estacionou sua motocicleta em Ponta Grossa, após 2.300 quilômetros de viagem. Partiu de Jequié (BA) para o evento, mas não veio direto. Aproveitou para passar em Araxá (MG), pela Serra do Rastro da Serpente, em Apiaí (SP), depois foi a Curitiba, para então vir ao Festival Rota 01.

“Eu sou coordenador dos Bodes do Asfalto da cidade e, por coincidência, já tinha ouvido falar da história dessa viagem, anos atrás. Um mês atrás, recebi o convite para vir. Falei com amigos, mas acharam muito longe. Ninguém topou. Eu vim sozinho. Saí na terça-feira às 6 horas e cheguei em Ponta Grossa nessa quinta-feira. Aluno aplicado chega mais cedo”, brinca.

Grandes viagens

Não é a primeira grande viagem de Robson, que é empresário. Ele tem uma franquia de lanchonetes e uma empresa de energia solar. Quando pode, ajusta a agenda, deixa esposa e filho recebendo as notificações de postagens nas redes sociais, e pega a estrada com sua Harley-Davidson.

“É uma motocicleta própria para viagem. Já fiz a Rota 66 nos Estados Unidos e a Serra do Rio do Rastro (SC). Mas a gente viaja com cuidado, mandando a localização em tempo real para quem ficou em casa”, conta.

Rumo a Antonina

Na Estação Saudade, neste sábado (24), Robson deve reencontrar e fazer amizades, trocar experiências de viagem, e se preparar para a programação de domingo (25). Os motociclistas deixam Ponta Grossa rumo a Antonina, no Litoral do Paraná, repetindo o feito de 101 anos atrás. Lá, estarão em outro evento importante: o 4º Encontro de Motociclistas. O Diário dos Campos, mais uma vez, noticia a viagem como fez em 1923, agora também do portal DCmais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.