em

Morre ex-governador do Paraná nascido em Ponta Grossa

Foto: Reprodução / Facebook

O ex-governador do Paraná, Emílio Hoffmann Gomes, faleceu em Curitiba nesta sexta-feira (20), aos 96 anos. Ele era natural de Ponta Grossa e, em 1973, foi a escolha da Assembleia Legislativa do Paraná para ocupar o cargo máximo no Estado, após a morte prematura do então governador Pedro Viriato Parigot de Souza.

Governador do Paraná nascido em Ponta Grossa

Emílio Hoffmann Gomes, nasceu em Ponta Grossa, Paraná, a 19 de julho de 1925, filho de Ezequiel Gomes e Maria Hoffmann Gomes. Fez o curso fundamental na cidade de Irati, transferindo-se depois para Faculdade de Engenharia do Paraná, tendo obtido grau em 1949.

Começou muito cedo na função pública como auxiliar de engenheiro do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado. Em 1961 filiou-se ao Partido Democrata Cristão e disputou as eleições para a Câmara dos Deputados.

Eleito e reeleito duas vezes, cumpriu três mandatos parlamentares, tendo ocupado cargos na comissão executiva daquela Casa do Congresso Nacional.

Exerceu ativa participação nas comissões técnicas. Integrou algumas comissões parlamentares de inquérito, entre as quais a que tratou das questões da Rodobrás e da indústria automobilística.

Como representante da Câmara dos Deputados, em 1967, participou da Reunião Plenária do Parlamento Latino-Americano em Quito, Equador. Posteriormente, na Guatemala.

As informações são do Governo do Estado.

Assume o governo

Com a vacância do governo, face à morte do governador Pedro Viriato Parigot de Souza, em 1973, Emílio Hoffmann Gomes foi eleito, por via indireta, pela Assembleia Legislativa, para cumprir o restante do mandato governamental. Foi nomeado mais tarde, auditor do Tribunal de Contas do Paraná, onde se aposentou.

Manifestação de pesar

Sua morte motivou o senador Alvaro Dias a se manifestar nas redes sociais. “Os meus sinceros sentimentos pelo falecimento do ex-governador do Paraná Emílio Hoffmann Gomes, 96 anos, ocorrido nesta sexta-feira, 20 de agosto, em Curitiba. (…) Nossa solidariedade neste momento de saudade a família e amigos”, declarou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.